[ editar artigo]

Cabeça e mindset do inovador

Cabeça e mindset do inovador

 

O primeiro passo para uma inovação completa é construir uma mudança de mindset

Para quem está embarcando recentemente na inovação é preciso saber que a aceitabilidade anda junto com uma mudança de pensamento. A inovação só acontece de fato quando encontra uma pessoa de mente aberta e propícia a aceitar o novo. 

O essencial para exercer uma mudança de mindset inovador será conhecer, entender o mercado e entender onde quer chegar com as ideias e projetos que tem em mãos. Muito mais do que um ato altamente disruptivo, a inovação pode ser um incremento, uma pequena ação que vá gerar ações surpreendentes e ainda não pensadas. 

A maior lição que podemos aprender com a própria inovação para promover a mudança de mindset é o aceite das falhas que são cometidas, agregando valores aos erros a ponto de transformá-los em um passo para o sucesso.

Já pensou na quantidade de ideias e projetos que deixamos para trás por não aceitarmos os erros cometidos? Quantos planejamentos poderiam ser eficientes se um pequeno dilema fosse modelado? Muitos! Infelizmente estamos atrelados a uma cultura que condena e rejeita os erros.  

Isso é algo que se torna tão maléfico para a inovação quanto não ser aberto ao novo, torna a nossa cabeça restrita a inovações, pois o mindset inovador só acontece quando somos pegos por conceitos básicos como aceitação e compreensão.

mindset inovador será uma realidade quando nos desprendemos da modelagem que empresas tradicionais vem nos enquadrando. Dentro de uma corporação tradicional a aceitabilidade dos erros é zero, e a quantidade de ações em prol de outras formas de inovação também.

O pouco de inovação que encontramos nessas corporações parte da incremental, onde adicionam ao mesmo produto ou serviço pequenas novas funções ou melhorias.  

Mindset fixo e mindset de crescimento 

Hoje esse cenário é dividido. Muitas pessoas atualmente procuram ajuda necessária para desenvolver um novo mindset, uns por necessidade e outros por vontade própria. Embora existam barreiras que dificultem essa mudança, é uma ação que tem se tornado muito promissora e que logo crescerá de forma gradual, atingindo uma massa maior. 

Com um ecossistema concorrendo entre aqueles que aceitam as diferenças e os que se prendem a suas certezas, como agir de forma disruptiva e quebrar essa desunião? Será preciso mostrar uma análise do passado, presente e futuro. A inovação já vinha em uma crescente há alguns anos atrás, mas hoje, em um período epidemiológico, vimos o quanto ela pode salvar um empreendimento e, com seu poder de reinvenção, pode gerar maiores lucros. 

Já no futuro grande parcela das empresas só irá sobreviver inovando, pois com o mercado cada vez mais em expansão, com uma grande vertente de novos concorrentes realizando a mesma coisa que você, como sobreviver? Como se destacar? Inovando! 

Agora, uma mudança massiva mesmo para um mindset inovador deve partir das empresas tradicionais quando aceitarem essa mudança. É preciso colocar a cultura atual abaixo e os conceitos velhos no lixo.

Felizmente o futuro já começou e vemos grandes multinacionais já embarcando na era inovadora que navega com excelência nesse mercado turbulento e caótico. Quem embarca na inovação agrega para a empresa maiores possibilidades e compactua diretamente com esta ruptura de paradigmas que encontramos nas tradicionais corporações. 

Para facilitar a inovação e a abertura de mindset é importante comunicação e transparência. Para onde estamos indo, quem nós queremos ser de fato, quais são nossos valores e no que acreditamos. ”

Sérgio Albuquerque Jr. Master Coach executivo, vocacional e carreira.

Práticas para transformar o mindset 

Quer inovar de forma concreta e eficaz? Não tem outro caminho a não ser mudar completamente a estrutura de seus pensamentos e a forma como os pratica. 

A mudança de mindset pode ser o principal ponto para melhorar o desempenho pessoal e de toda corporação. Para desenvolver um mindset inovador anotamos algumas práticas que, ao serem exercidas, fortalecem a mudança de pensamento:

  • Cuide de suas emoções
  • Cerque-se de pessoas com ideias semelhantes 
  • Comemore seus resultados 
  • Compartilhe o conhecimento 
  • Não perca seu tempo com futilidades

Quer saber mais? Acompanhe nosso bate-papo completo, é só clicar:

 

RIC Mais

Condor Connect
Condor Connect
Condor Connect Seguir

Condor Connect é uma aceleradora de Startups e de Pessoas

Ler conteúdo completo
Indicados para você