[ editar artigo]

A atitude de inovar

A atitude de inovar

Quando falamos de inovação, qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça? Certamente algo relacionado ao novo, mas é importante saber que inovação não se aplica apenas em ter uma boa ideia ou criar algo novo. Inovar é buscar valores pessoais, empresariais, é ter uma ação que procure resolver constantemente os problemas e necessidades tanto da empresa, quanto do cliente. 

A inovação caminha junto com nossa evolução humana, desde o princípio aos dias atuais estamos em constante inovação. Hoje a competitividade impulsiona a inovação de tal forma com que ela cresça de forma exponencial.

O conceito de inovação é vinculado diretamente a geração de valores, inovar não é apenas ter boas ideias e uma vasta criatividade, mas sim convergir essas ideias na geração de valores. 

“A inovação é essa convergência de tecnologias e métodos para produtos, serviços e processos internos que gerem vantagens competitivas produzindo algo que não foi utilizado antes” Diz: Jose Mauro Pelosi, sócio proprietário na Katalyse”

Quais os grandes desafios para inovar

A gestão inovadora trabalha com cinco grandes pilares que sustentam qualquer empresa.

  • Faça a inovação como maior opção estratégica da empresa. Tenha estratégia e cultura. 

  • Tenha conhecimento profundo e contínuo do ambiente de atuação e mercado.

  •  Gere um ambiente inspirador dentro da empresa. 

  • Ter capacidade de investimento. Investimento não só financeiro, mas também de pessoas capacitadas para o trabalho. 

  • O domínio das tecnologias.

Adotando esses cinco pilares constituirá uma gestão de inovação eficaz, pode parecer complicado, mas pode se aplicar em qualquer tipo de negócio, seja no varejo ou nos  pequenos e médios empreendedores. Tudo é uma questão de organização! 

Além de sustentar esses pilares, manter o foco no desenvolvimento da empresa como um todo é fundamental para que seja posto em prática a inovação. 

Muitas empresas ainda têm receio de estar inovando, e esse medo parte diretamente da cultura organizacional da empresa, pois se prendem a um produto que já deu bons lucros no mercado. Para se ter a inovação é necessário que haja essa mudança dentro da cultura da empresa, e este processo tem que vir de cima para baixo. Uma mudança de cultura começa pelos lideres da organização.

“A liderança que promove a inovação precisa ser inspiradora” Comenta: Jose Mauro Pelosi

“Muita gente ainda confunde o papel a liderança como um papel só de delegação. Delegar é um cargo, e eles foram feitos para ser delegados, mas a liderança é justamente essa questão de como você inspira as pessoas a acreditarem nessa sua ideia.” Acrescenta: Dornelles Vissotto.       

Como é vista a inovação dentro e fora do Brasil

Vivemos um paradoxo de sermos um povo vastamente criativo, não há dúvidas! O maior impulsionador dessa criatividade está, infelizmente, na desorganização do país. E esse paradoxo está na lucratividade, pois não conseguimos converter toda essa criatividade em valores.

Somos inteligentes, criativos, mas desperdiçamos tudo isso por que não focamos em gerar valor com a nossa criatividade.

Pegando o exemplo dos países asiáticos, que por um lado não possuem a mesma criatividade que a nossa, mas por outro são muito mais pragmáticos e geram muito mais valores para empresa, para o país e suas vidas. O que nos falta é o acesso a esses recursos, pois a criatividade temos de sobra.

Lembre-se: inovar não é só criar o novo! Inovar é uma atitude contínua que faz com que o mundo não viva na mesmice, trazendo uma porta desconhecida e que futuramente pode ser a mais valiosa do mercado.

Inove no pensamento, nas atitudes, produtos e principalmente dentro da cultura organizacional da empresa!       

Não perca a oportunidade de fazer a sua ideia acontecer. Ela pode ser o diferencial que a sociedade está precisando.  Entre em contato através do e-mail oi@condorconnect.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.

 

Ouça nosso podcast:

RIC Mais

Condor Connect
Condor Connect
Condor Connect Seguir

Condor Connect é uma aceleradora de Startups e de Pessoas

Ler conteúdo completo
Indicados para você