[ editar artigo]

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

Você sabe o que são Competências Essenciais de uma empresa?

O que ela significa para os seus negócios?

Você sabe como identificar as competências da sua empresa?

Caso você ainda não saiba, aqui vai algumas orientações:

Diante disso, se faz necessária a atualização dos termos conforme as mudanças e evoluções dos cenários, das novas configurações familiares, da ascensão das mulheres no mercado de trabalho, das tecnologias de informação e comunicação, das relações de poder nas empresas entre outras coisas. O uso do termo competências essenciais se difundiu por conta dos trabalhos de Prahalad e Hamel (1990) que enfatizaram o fato de uma empresa se tornar mais competitiva pelo manejo de suas habilidades e tecnologias que pudessem oferecer valor aos clientes em um determinado mercado.

O fato é que, os gestores deveriam fazer as seguintes perguntas a si mesmos e as suas equipes: o que a nossa empresa faz de melhor? Qual ou quais atividades nos destacamos mais do que as empresas do mesmo setor? O que os nossos clientes identificam como sendo de valor em nossos produtos e serviços? A partir das respostas para essas e outras perguntas é possível concentrar os esforços em torno daquilo que ela faz melhor. As demais atividades que não estejam alinhadas com a competência essencial da empresa poderão ser terceirizadas. Após encontrar as respostas mais adequadas para as perguntas anteriores, os gestores deverão ainda formular outras mais, desta vez, de cunho estratégico como por exemplo:

1. Por quanto tempo a empresa conseguirá manter sua competitividade por meio de sua competência?

2. Quais os benefícios ao consumidor que esta competência pode trazer?

3. Qual ou quais os prejuízos em caso de perda dessa competência?

4. A empresa consegue desenvolver e aprimorar a sua competência, ou seja, torná-la um negócio rentável?

O desafio está lançado, você consegue identificar e aprimorar as competências da sua empresa? Consegue fazer deles a ponte para a sua vantagem competitiva frente aos seus concorrentes? É preciso tentar, principalmente, dedicar parte do seu tempo conhecendo melhor as potencialidades da sua própria empresa. Fica a dica! Até a próxima.

Texto extraído da obra SANTOS, R. da C. dos. Core Competence: além das competências essenciais. 1 ed. Curitiba: JM Livraria Jurídica e Editora, 2018. 138 p.

Renato da Costa

Condor Connect
Renato Da Costa
Renato Da Costa Seguir

Graduado, Pós-graduado, Mestre e Doutor em Administração. Professor Universitário há 16 anos, escritor, palestrante e sócio do GEA (Gestores Empresariais Associados Ltda). Trabalhou no CD da Amazon.com em Carlisle na Pensilvânia nos EUA em 2008.

Ler conteúdo completo
Indicados para você