[ editar artigo]

Volume de investimentos em startups teve aumento de 118%

Volume de investimentos em startups teve aumento de 118%

E o Brasil continua sendo o maior mercado em investimentos em startups

Como a pandemia afetou o mercado de investimentos

Levando em consideração os dados fechados de abril de 2020, num levantamento feito pelo Inside Venture Capital Brasil, o crescimento do volume de investimentos em startups cresceu 20% com relação ao primeiro quadrimestre do ano passado, e somente em abril o crescimento foi de 118% com relação ao mesmo mês do ano passado.

É certo que os dados aportados de investimentos refletem muitas vezes os resultados de meses de negociações, mas este resultado indica que mesmo após a entrada da pandemia os investidores continuaram aportando seus dinheiros.

Segundo outro levantamento da LAVCA — Associação de investimentos na América Latina, com o fechamento dos dados de 2019, os investimentos em startups na América Latina têm dobrado a cada ano desde 2016, e o Brasil ainda é o maior mercado deste segmento.

Se por um lado isto parece bastante promissor, por outro também significa que a concorrência é maior, pois com mais dinheiro em jogo isto atrai os empreendedores a tirarem suas ideias do papel e arriscar.

“O investidor busca empresas de tecnologia que podem crescer de forma exponencial e provocar grandes mudanças no setor onde atua.”

No olhar de Marcel Malczewski, sócio e investidor da M3 Investimentos, pioneiro no setor de automação comercial para o varejo no Brasil com a Bematech, o investidor está cuidando mais de onde coloca o seu dinheiro.

Como está o olhar do investidor agora

O impacto da pandemia não segurou os investimentos, mas está fazendo com que o investidor olhe diferente para um mercado consumidor que também está diferente. E esta diferença apresentada no mercado consumidor deve se refletir em empresas adaptáveis.

E quando falamos de empresas adaptáveis, as startups estão, sem dúvidas, no topo da lista. Startups já são por natureza modelos de negócios mais enxutos, onde o trabalho em home office é muitas vezes um princípio, e não uma obrigação.

Quem já acompanha a jornada de um startup sabe que elas são muito capazes de se adaptar e resistir, e que se fortalecem em momentos de incertezas. E é nisto que o investidor está de olho, não nos negócios, mas nos empreendedores mais capazes.

Mas três pontos essenciais ainda são muito observados pelos investidores nas startups.

  1. Capacidade Humana. O time da startup precisa ter capacidade de execução e compromisso com a entrega. Neste sentido startups com mais de um empreendedor investindo na ideia tem vantagem, tanto para dividirem os esforços quanto para estabelecerem as cobranças internas.
  2. Capacidade de inovação criativa. A ideia de negócio tem que entusiasmar o cliente. Só assim conseguirá vender. O diferencial da oferta para o mercado tem que estar muito claro e entendido, assim também como o potencial de novidade que traz para o cliente.
  3. Capacidade de retorno. Investidor pode ser anjo, mas antes é um bom negociante. Nenhum investidor coloca o seu dinheiro em risco somente pela emoção da jogada, ele quer que o seu dinheiro retorne, e com uma rentabilidade acima do mercado. Por isto outro fator que é analisado é a tendência de mercado para o setor, qual é o tamanho deste mercado e a escala que pode alcançar.

E o cenário em Santa Catarina é promissor

Segundo a ACATE, associação catarinense de tecnologia, as empresas gestoras de fundo de investimento estão em alta. Somente uma das empresas gestoras terá na sua primeira fase de captação do fundo R$ 50 milhões para investir em startups, valores que serão levantados até o final do ano.

O forte do olhar dos investidores estará em empresas tecnológicas, com modelos de negócio B2B, com produto já validado e que tenham uma receita mensal, fundada por dois ou mais empreendedores que se dediquem integralmente ao negócio.

Link da matéria no Portal NDMais: 

https://ndmais.com.br/tecnologia/volume-de-investimentos-em-startups-teve-aumento-de-118/

Encontre as principais novidades do ecossistema empreendedor de Santa Catarina aqui na ND+. Faz parte do ecossistema? Tem vontade de fazer a sua startup acontecer?  Entre em contato através do e-mail connect@condor.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.

ND Mais

Condor Connect
Condor Connect
Condor Connect Seguir

Condor Connect é uma aceleradora de Startups e de Pessoas

Ler conteúdo completo
Indicados para você