[ editar artigo]

Startups e a realidade do empreendedor

Startups e a realidade do empreendedor

Vivemos em uma nova era, o começo das startups não é de hoje e sua latente está sendo um marco no mundo empreendedor e no mercado financeiro

Não podemos comparar o Brasil com grandes polos startupeiros como Estados Unidos e Israel, nos encontramos bem abaixo nesse ecossistema. Mas o empreendedor brasileiro enxerga a crescente estimulante das startups em todo o país.

As startups estão ofertando ao mercado uma gama variável de possibilidades, oferecendo mais e utilizando muito menos em recursos e apliques financeiros do que a maioria das empresas tradicionais.

O futuro chega em nossas vidas todas as manhãs e, por se formarem com base tecnológica, as startups chegam sempre um passo a frente do resto de outras organizações. Não são 100% das startups que fazem o uso de grandes tecnologias, mas aquelas que fazem vão trazer junto as praticidades e a acessibilidade que as tecnologias ofertam.

Contudo, não se deixe enganar,  as tecnologias assumem um papel fundamental, mas obter apenas um ambiente tecnológico não é tudo. É preciso visão de mercado e saber quais pontos quer atingir e qual a dor que vai solucionar.

Para o empreendedor que quer dar início a sua startup é preciso ter muitos cuidados, pois muitas startups encerram sem ao menos estabelecer seus produtos ou serviços no mercado. É uma triste realidade que muitas vezes tem origem na falta de preparo de seus fundadores e dos profissionais que fazem parte daquela startup.

Recentemente, esse dado alarmante vem ensinando o empreendedor brasileiro, a quantidade de startups que se perdem na caminhada e tão pouco chegam aonde desejam. O levantamento feito por parte do SEBRAE e também pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, apontou que aproximadamente 30% das startups não sobrevivem ao mercado.

Então, ao assumir as responsabilidades de apresentar uma startup para o mercado, o empreendedor deve focar nas principais funções de uma empresa nascente. Deverá estar explícito em seu propósito o principal ofício de uma startup: solucionar as dores do mercado.

Não nasça para ser obsoleta!

Por mais que seja uma série de fatores que podem proporcionar o fim de sua startup, existe algo que age como uma verdadeira blindagem: Sua capacidade de inovar! E isso acontece por um bom motivo.

O mercado está intoxicado com tantos projetos semelhantes e com inúmeras empresas com as mesmas características que a sua. Então, fuja dessa realidade e encontre em seu perfil empreendedor a inovação. Faça a mesma coisa, só que diferente.

Ser uma startup unicórnio não é uma missão impossível, mas também não será algo repentino

Bom, o passo mais importante para receber o título de uma unicórnio é  esquecer que essa possibilidade existe!

Cerca de 99% dos empreendedores que visam somente essa lucratividade e iniciam suas carreiras com esse foco, mal chegam perto, assistem a concorrência degustar desse status. Ser unicórnio deve ser resultado, mas o mais importante é se preocupar com a jornada.

A quantidade de startups desse porte financeiro já mostra como elas são únicas, ao todo no mundo existem apenas 531 empresas unicórnios, que juntas somam US$ 1,7 trilhão. No Brasil, até o início de 2021, existem apenas 19 corporações. Os dados não mentem, e comparadas ao número de startups existentes em solo brasileiro e no mundo todo, as unicórnios representam apenas um seleto grupo de empresas.

Uma simples continha de cabeça já nos dá a dimensão dessa raridade que é uma unicórnio.  No Brasil esse número representa menos de 0,2%, um número relativamente baixo, justo para quebrar a falsa perspectiva do empreendedor.

Então, não sonhe em ser uma unicórnio, de início a sua startup com os pés no chão e com a consciência de como será a jornada e que, uma unicórnio não é impossível, mas é um trabalho árduo, persistente e dependerá muito do planejamento e dos resultados da startup.

Para desenvolver uma startup, é preciso escolher o mercado certo

Obter sucesso em seu empreendimento é o que todos procuram. Para dar início a seus sonhos alguns já traçam desde inicio em suas mentes quais públicos querem atingir e qual será o segmento de seu negócio.

Mas não são todos que têm esse comportamento, muitos são pegos em questionários e não sabem em qual área podem atingir o sucesso.

Pensando nisso, resolvemos apresentar os setores mais promissores do Brasil. Verdadeiras portas que servem de inspiração ao empreendedor.

Entre eles estão: Vestuário, calçados, construção, saúde, educação, serviços pessoais, especializados, informática, vendas, marketing e entretenimento.

Está idealizando sua startup ou quer acelerar seu crescimento, entre em contato com a aceleradora Condor Connect através do e-mail oi@condorconnect.com.br. Aqui seus projetos e ideias são avaliados por especialistas de mercado, e você pode fazer parte do programa de mentoria para sua startup. Não perca a chance de fazer acontecer!

ND Mais

Condor Connect
Condor Connect
Condor Connect Seguir

Condor Connect é uma aceleradora de Startups e de Pessoas

Ler conteúdo completo
Indicados para você