[ editar artigo]

Santa Catarina é um Hub de inovação em saúde para o Brasil

Santa Catarina é um Hub de inovação em saúde para o Brasil

O que faz este ecossistema ser diferente do resto do país

A realidade trazida juntamente com a pandemia nos mostrou 2 cenários deficitários bem distintos. O primeiro é que a grande maioria das empresas, embora estivesse com o discurso pronto, não estava preparada para a transformação digital. O outro é que a área da saúde nunca precisou tanto se inovar e reinventar. Mas Santa Catarina já tinha saído na frente muito antes da pandemia.

Porque a transformação digital pegou todo mundo de surpresa

Bom, em primeiro lugar porque a pandemia avisou que ia chegar, mas não deu muito tempo para que todo mundo, empresas e trabalhadores, pudessem se preparar para isto. Desde as notícias dos primeiros contaminados no mundo até o isolamento social no Brasil se passaram poucos meses.

Segundo, porque o isolamento social impactou todo mundo, e de maneira radical.

“As pessoas nem tiveram muito tempo para absorver o que era a pandemia e já se viram todos isolados em casa e tendo que se adaptar a uma nova forma de relacionamento social e de trabalho online.”

Esta frase da Kauana Vissotto, CEO da aceleradora de startups Condor Connect mostra como foi a realidade para a maioria da população. E se por um lado a população teve que trabalhar em casa, por outro lado quem estava na frente de batalha do atendimento à saúde foi colocado de frente com uma guerra, a guerra contra o vírus.

Como a pandemia afetou o setor da saúde

A saúde no Brasil sempre foi uma questão polêmica e que divide opiniões, mas o que todos podem concordar é que, neste momento de combate ao Covid-19, eles se tornaram os heróis de todas as nações.

Mudou o status, mas não mudou muito a realidade ainda não. O setor de saúde sempre foi um setor muito tradicional e conservador. Apesar de sempre apostar em tecnologias inovadoras, qualquer processo em saúde é muito trabalhoso, porque inclui inúmeros protocolos de segurança e validação.

Quando a situação emergencial exige ações rápidas e imediatas, este é o ponto onde o setor de saúde ainda falha.

“A inovação em saúde demora muito mais tempo para acontecer do que em outras áreas.”

A pandemia teve um impacto significativo no desenvolvimento da área da saúde. Mostrou que o setor ainda é frágil na infraestrutura de proteção dos próprios trabalhadores da saúde. Também mostrou fragilidades no atendimento remoto de pacientes, área onde a medicina é questionada já a alguns anos.

Outro fator importantíssimo surgiu nesse cenário: controle de contaminação de multidões. Se por um lado todo este cenário quase provocou um colapso dos sistemas de saúde pelo mundo todo, por outro abriu a mente das pessoas para um mundo de oportunidades que a tecnologia pode oferecer.

Como está posicionado o Hub do ecossistema de inovação em Santa Catarina

Santa Catarina, como sempre, saiu na frente na inovação para a área da saúde. Muito impulsionada pela ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia, o Hub do ecossistema catarinense sempre conquistou um apoio que impulsiona o estado para estar à frente deste processo de inovação.

Com o incentivo, a Saúde é atendida no desenvolvimento de produtos e serviços em áreas como diagnóstico por imagem, gestão de informações médicas, nanotecnologia, biotecnologia, sistemas para laboratórios médicos, entre outras soluções.

Santa Catarina conta desde 2016 também com o Centro de Inovação SESI em Tecnologias para Saúde com o objetivo de desenvolver tecnologias inovadoras e customizadas que contribuam para a melhoria da saúde.

Com um ecossistema ativo é diversas iniciativas na área de saúde muito antes da pandemia, Santa Catarina saiu na frente e despontou diversas startups Health Techs neste período. Os dados oficiais de 2020 ainda não foram divulgados, mas em 2019 o Sesi já tinha contabilizado 175 startups com soluções aplicáveis à área de saúde.

Não perca a oportunidade de fazer a sua ideia acontecer. Ela pode ser o diferencial que a sociedade está precisando.  Entre em contato através do e-mail oi@condorconnect.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.

https://ndmais.com.br/tecnologia/santa-catarina-e-um-hub-de-inovacao-em-saude-para-o-brasil/

ND Mais

Condor Connect
Condor Connect
Condor Connect Seguir

Condor Connect é uma aceleradora de Startups e de Pessoas

Ler conteúdo completo
Indicados para você