[ editar artigo]

Os desafios da logística dos novos tempos

Os desafios da logística dos novos tempos

 

Em abril o setor cresceu 110% somente no e-commerce.

Com o crescimento do e-commerce, a logística passou a ser o gargalo

Os dados são da ABcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, e revelam a grande expansão do setor de logística, impulsionado pelo crescimento do e-commerce. Mais do que garantir a expansão dos serviços, o grande desafio da logística passou a ser o prazo de entrega.

Ao mesmo tempo em que a tecnologia aproxima as pessoas dos produtos nos canais de venda online, a logística tem a responsabilidade de tornar a entrega daqueles produtos possível. Para isto deve levar em consideração à distância, o prazo e as características de produto.

Neste quesito a logística no Brasil enfrenta dois grandes problemas: primeiro, as dimensões continentais do nosso país, associado às condições dos nossos modais de transporte; segundo, atender a prazos cada vez mais curtos com custos reduzidos.

O prazo é um fator que impacta em vários quesitos para o consumidor final. O prazo de validade de produtos perecíveis, a urgência de consumo de produtos de primeira necessidade e a vantagem com relação a concorrência são os principais.

Já os custos com o frete têm feito com que muitos consumidores ainda fujam das compras online, principalmente para produtos de baixo valor agregado, onde o preço do frete pode até superar o valor do produto.

A pesquisa da Social Miner e OpinionBox identificou que 55,4% dos consumidores desistiriam da compra devido aos custos com o frete. Ainda, uma outra pesquisa do Ebit – Nielsen mostrou que os consumidores preferem atrasar a data da entrega para pagar menos pelo frete, comportamento de cerca de 60% dos consumidores.

Na América Latina o Brasil ocupa o primeiro lugar no mercado varejista online. Isto cria uma excelente oportunidade, tanto para comerciantes locais quanto para comerciantes globais. A chave do sucesso está em entender as particularidades para o e-commerce brasileiro.

Os desafios da logística dos novos tempos

O mercado logístico brasileiro sempre foi muito complexo. Com o grande aumento no volume das compras online e do Delivery, a demanda está aumentando. Em abril o setor cresceu 110% somente no e-commerce.

Aliada as mudanças que vêm ocorrendo nos hábitos de consumo do brasileiro, este mercado está cada vez mais complexo, trazendo novos desafios da logística dos novos tempos.

Na opinião de André Amant, gestor de produtos da Raster, empresa de tecnologia focada em gestão de riscos para a logística:

 

“A logística está passando por uma fase de transição, deixando de ser apenas fornecedora de serviços para o varejo e passando a exigir muita tecnologia. Dada as condições do nosso país, não basta apenas gerenciar rotas, é preciso gerenciar os riscos.”

Hoje, com a mudança no mercado ocasionada pela pandemia, os desafios da logística dos novos tempos estão na mudança de hábitos e comportamentos de consumo da população.

As pessoas estão comprando cada vez mais itens pela internet, em uma frequência cada dia maior e com uma exigência de entrega cada vez mais rápida e com melhor qualidade. São esses os principais desafios, mas ao mesmo tempo oportunidades, que o mercado nos apresenta atualmente.

Se por um lado a complexidade é um problema, por outro gera muitas oportunidades. Unindo a tecnologia e a inovação é possível contribuir para que estes problemas sejam resolvidos de maneiras cada vez mais criativas e eficazes.

“Ideias “geniais” surgem a todo o momento, mas as únicas que poderão realmente ser geniais, são as que saem do papel e se tornam realidade, com muito esforço, trabalho e dedicação”, André Amant.

 

Encontre as principais novidades do ecossistema empreendedor de Santa Catarina aqui na ND+. Faz parte do ecossistema? Tem vontade de fazer a sua startup acontecer?  Entre em contato através do e-mail connect@condor.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.

 

 

ND Mais

Condor Connect
Condor Connect
Condor Connect Seguir

Condor Connect é uma aceleradora de Startups e de Pessoas

Ler conteúdo completo
Indicados para você