[ editar artigo]

O jeito startup de fazer negócios

O jeito startup de fazer negócios

Flexível e tecnológica: o modelo de empresa do futuro que vem recebendo investimentos milionários

Quando o assunto é startup, para muitos ainda é algo novo e que o seu conceito ainda não se define com muita clareza. Mesmo assim, ao se falar de startup falamos de investimentos milionários, de uma cultura nova de trabalho e na prática de atitudes que promovam a inovação.

A startup surge da vontade das pessoas em encontrar uma solução que seja inovadora e que não foi apresentada ainda ao mercado e cliente. Muitas vezes são criadas para ter um prazo de validade e para ter um crescimento exponencial em pouco tempo. Quando uma startup está realizando inovação no mercado, automaticamente diversas outras oportunidades surgiram.

Uma startup se denomina assim quando é uma organização com o propósito definido, que foca em solucionar as dores e necessidades sentidas pelo cliente.

Qualquer pessoa hoje pode criar uma startup, não tem idade, basta ter uma grande ideia e a força de vontade de tirá-la do papel para a prática com poucos recursos. Uma empresa tradicional também pode se transformar em uma startup. As chamadas spin off aproveitam os anos de mercado das empresas tradicionais para criarem novos produtos, novas áreas, e até um novo ambiente de negócios.

“Ninguém investe em ideias, as pessoas querem ver o negócio funcionando”.

Comenta Diego Moeller, Co-Founder & Chief Commercial Officer (CCO) at Captei – Inteligência em Negócios Imobiliários.

Ter uma startup ou empresa não é para qualquer pessoa. É preciso que quem está à frente do negócio tenha alma de empreendedor, mas qualquer empreender que é capaz de abrir um negócio. Isto porque existem diferentes tipos de empreendedores, mas nem todos tem perfil para liderar um negócio.

A diferença do modelo de negócio de uma startup e de empresa tradicional

A palavra chave que diferencia os dois modelos de negócio é a inovação. Enquanto uma empresa tradicional baseia seus projetos em resultados visando sempre no final o maior lucro, as startups têm seu foco também em números e geram resultado, mas o principal propósito é suprir a necessidade imposta pela dor do mercado.

Os investidores também as enxergam de forma diferente. Atualmente o lucro de algumas startups que possuem nem cinco anos dentro do mercado ultrapassam as de empresas que estão nele há mais de trinta anos.

Quando se pensa em uma empresa tradicional, o ambiente dentro dela é de hábitos antigos. Na relação de funcionário e líder, na desenvoltura dos projetos e na maneira com que ela se conecta com o cliente.

Da mesma forma com que as startups crescem em ritmo acelerado, elas trabalham para fazer com que esse crescimento não seja para se manterem no mercado, e sim em obterem maiores lucros ao serem vendidas em pouco tempo.

O que um empreendedor precisa fazer para ter uma startup

É preciso coragem para encarar o mercado e sustentar a ideia que o levou a empreender. Saber utilizar ferramentas tecnológicas e estar preparado para tudo o que o cliente e mercado requisitarem de sua empresa.

Saber aceitar os erros e todos os nãos que engloba qualquer projeto é fundamental para que a empresa se mantenha em pé, e não fraquejar com as barreiras no caminho.

“Todos os nãos que recebemos é para construir uma solidez dentro do negócio, aceitando o não para receber o sim”.

Acrescenta Anderson Abreu, empresário independente na Adverhunters e sócio proprietário no Chikn’s Fried Chicken.

Uma startup para se tornar uma realidade vai requisitar noites em claro questionando os produtos e cultura de sua empresa. Encarar as dificuldades do mercado e realizar uma mudança estrutural dentro da corporação e das suas atitudes. E muitas vezes não é possível fazer tudo sozinho, portanto esteja disposto a procurar pessoas que possam auxiliar em suas dúvidas e que alavanquem seus projetos.


Não perca a oportunidade de fazer a sua ideia acontecer. Ela pode ser o diferencial que a sociedade está precisando.  Entre em contato através do e-mail oi@condorconnect.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.

ND Mais

Condor Connect
Condor Connect
Condor Connect Seguir

Condor Connect é uma aceleradora de Startups e de Pessoas

Ler conteúdo completo
Indicados para você