[ editar artigo]

Meio ambiente está sendo prioridade para as startups

Meio ambiente está sendo prioridade para as startups

 

É a corrida para reverter os estragos já causados em nosso meio ambiente

Empresas voltadas ao bem estar do meio ambiente de nosso planeta são raridade em comparação as várias que ainda danificam e desgastam nosso ecossistema, impactando diretamente no convívio e estadia de todos no planeta.

São inúmeros os males que causamos à natureza, gases tóxicos de indústrias, o corte excessivo de árvores, a matança descontrolada de outras espécies vivas.

Todas essas ações não estão fora da lei da física, como Newton diz, toda ação gera uma reação. E as reações estamos sentindo em ritmo acelerado no aquecimento global, na poluição do ar e na falta de nosso principal suprimento: a água.

Embora já nos encontremos em um estado crítico socioambiental, ainda há tempo e também empresas focadas em desacelerar o desastre natural que estamos projetando para nossos descendentes.

Startups com grandes poderes aquisitivos e tecnológicos, desenvolvendo e projetando soluções econômicas e precisas para nossa biologia.

Já ouviu falar em uma Cleantech? Também conhecidas como startups verdes, são empresas que unem a ecologia com ações sustentáveis. Com poderes tecnológicos e de infraestrutura suas atitudes são voltadas à redução de gastos, menor desperdício e inovações de sustentabilidade.

No Brasil, pesquisadores apontam que existem mais de 130 empresas de cleantech e mais de 40% estão em São Paulo. Os estudiosos ainda denominam que há muitas definições para uma cleantech, mas para estar dentro da categoria é preciso de três requisitos: Viver com pouco capital, ser menos poluente e ter um modelo de negócio rentável.

Encontramos as cleantech encaixadas em diversos segmentos. Atualmente são oito categorias que englobam o conceito de cleantech. Dentre elas estão as de energia limpa, transporte, ar, meio ambiente, água, agricultura, eficiência e indústria limpa.

Investimentos milionários em empresas de meio ambiente

O medo de não encontrarmos mais recursos naturais e de perdemos os nossos elementos de sobrevivência tem causado preocupação. Pessoas e empresas atenciosas com o bem estar de nosso planeta e com grandes poderes de capital estão de olho em soluções possíveis para a sustentabilidade.

Uma dessas empresas é a Holding Luvi One startup, que faz investimentos, já captou 8 startups em território brasileiro e pretende aumentar este número para 32 empresas. Assim, aplicará de R$80 a R$120 milhões em um calendário de cinco anos.

A Holding não só investe créditos nas ideias e projetos dessas empresas, mas também fornece programas de desenvolvimento e gestão. Os investimentos acontecerão nas startups direcionadas a soluções sociais e ambientais de impacto. Elas poderão contar com o auxílio nos estágios mais cruciais de desenvolvimento de um negócio.

A natureza é a nossa casa, de onde tiramos nosso alimento, de onde saí a fonte de subsistência das nossas vidas.  Um ambiente bem cuidado reflete no nosso dia a dia, em nosso humor e ainda mais em nosso meio de trabalho.

O fomento maior de investimentos e proteção à natureza também devem partir por parte dos governos estaduais e federal. Os governos são responsáveis em fornecer um meio ambiente saudável a todos com recursos para o desenvolvimento de uma sociedade agradável e convivente.

Como reduzir os danos ao meio ambiente

Boa parte das ações que combatem e recuperam os danos em nosso planeta já estão desenhadas em nosso sociedade, mas a maioria ainda as ignora constantemente. A redução no consumo excessivo de água, o descarte correto de resíduos plásticos e a conscientização em utilizar menos o automóvel, são ações que nem 10% da população mundial praticam.

A limpeza de rios, oceanos e a recuperação de áreas devastadas devem ser prioridades na luta contra o desalinhamento natural da terra. Claro que tudo isso só terá um impacto real quando for incentivado e garantido pelos governos.

É necessário criarem leis altamente severas contra o desmatamento e a poluição destrutiva do nosso ecossistema, gerando proteção das reservas naturais e recuperação para regiões que hoje se encontram em estado crítico. Também é preciso agir educando ambientalmente toda população, que apesar de reconhecer os problemas naturais, não se ajusta na direção de solucioná-los.

Para alcançarmos o status de civilização biossustentável, é necessário que todos passemos a praticar uma política consciente em nossas ações, que afetam não só nossas próprias vidas, mas também a do próximo. O foco mundial está em direcionar esforços e inovações para as áreas socioambientais.

Está idealizando sua startup ou quer acelerar seu crescimento, entre em contato com a aceleradora Condor Connect através do e-mail oi@condorconnect.com. Aqui seus projetos e ideias são avaliados por especialistas de mercado, e você pode fazer parte do programa de mentoria para sua startup. Não perca a chance de fazer acontecer!

ND Mais

Condor Connect
Condor Connect
Condor Connect Seguir

Condor Connect é uma aceleradora de Startups e de Pessoas

Ler conteúdo completo
Indicados para você