[ editar artigo]

De tecidos a idiomas, como as startups estão inovando o mercado

De tecidos a idiomas, como as startups estão inovando o mercado

Inovar está no sangue das startups que ao lado de grandes tecnologias agregam cada vez mais atitudes sustentáveis

Cuidar do planeta é prioridade! Com o aumento da poluição, desmatamento e o descaso humano na geração de resíduos que agridem ao meio ambiente, algumas empresas estão buscando uma consciência ecológica.

Isso se demonstra através do desenvolvendo cada vez maios de produtos e serviços que possam ser biosustentáveis.

Uma delas é Clean Ocean Fiber Technology. A empresa é focada em reduzir resíduos de roupas que acabam sendo despejadas no mar, como as fibras de diversos tecidos.

Elas acabam contaminando os rios e oceanos, a vida marítima e até nós mesmos, pois ao ingerir a fibra do tecido o peixe pode estar sujeito a nos intoxicar quando nos alimentamos desses.

O mar é o pulmão de nosso planeta, sem ele e a vida marinha nossa vida aqui na terra acabará se extinguindo.
Fernando Marin, Fundador e CEO Clean Ocean

Dentro disso a startup encontrou uma solução através da tecnologia Clean Ocean para trazer ao mercado fibras e fios mais duráveis e, consequentemente, tecidos e roupas que circulam e não causam agressão ao meio ambiente.

Além da sustentabilidade que a inovação traz à nossa natureza, ela também promove a união de países!

Com o crescimento exponencial do ecossistema das startups, se ressalta a importância de criar e manter conexões internacionais, agregando maiores saberes, poderes aquisitivos e produtivos para a sua empresa. Com isso, a Fluiw é uma edtech que atua no aprendizado de idiomas.

A startup oferece uma plataforma que auxilia os estudantes de qualquer idade a encontrar outros alunos para estudar através da localização e de interesses em comum. Assim, Fluiw conecta e prepara o empreendedor para uma relação internacional e multicultural para sua empresa.

Uma civilização que não agrida o meio ambiente e mesmo assim consiga extrair dele nossos recursos naturais, é uma meta para todos nós.

Dar estrutura ao empreendedor também. Assim, sua solução ecológica pode estar em todas as partes do mundo, obtendo uma comunicação ampla.

Sobrevivendo a uma pandemia, as startups pouco sofreram com o momento atual 

Nascidas em momentos extremos e acostumadas a viver em um universo de incertezas e instabilidade, as startups mal souberam o que foi essa crise financeira que abalou a estrutura de muitos empreendedores brasileiros.

A covid-19 fez com que grandes empresas de nosso mercado fossem por água abaixo, e muitos empreendedores não tiveram outra escolha além de inovarem para fugir de um caixa negativo que atrai o fim.

Contudo, as startups ainda estão conseguindo passar pelo momento com muito menos dificuldade, pelo fato de possuírem características diferentes das corporações e empreendimentos mais tradicionais.

A startup, desde o seu nascimento é conectada à disrupção, adaptação e a mudança rápida. Essa adaptabilidade, errar e corrigir rápido e continuar nesse processo até chegar a um produto bom, casa muito com esse momento que estamos vivendo.
Alexandre Lenfers Ventura, Fundador e CEO na Fluwi

Foram algumas dessas características marcantes vistas nas startups que as permitiram passar pelo momento caótico com menos danos. Elas souberam se adaptar e transformar, obtendo uma resposta rápida para essa epidemia.

“É nascer pequeno! As empresas precisam focar em produtos em pequena escala para ao longo do tempo ir crescendo, não existe uma solução de grande escala” – Fernando Marin – Fundador e CEO Clean Ocean

O bom momento das startups na pandemia mostrou o caminho para empresas tradicionais do mercado

Inovação, alta tecnologia e um crescimento fenomenal em tão pouco tempo. Esses, entre outros, são alguns pontos que mais chamam a atenção do mercado e das empresas tradicionais com relação às startups.

Já ouviu falar de uma unicórnio? O termo fantasioso surgiu para denominar empresas que batem o valor de mercado em mais de US$ 1 bilhão… O termo é correto, pois assim como é raro “encontrarmos” um unicórnio, tornar-se uma empresa desse patamar também é raridade.

Mas o que mais chama atenção em uma unicórnio é a forma com que ela chegou a esse patamar então pouco tempo.

A maioria das empresas tradicionais levam dezenas de anos para alcançar esse valor de mercado. Já as startups dependem de uma série de fatores, mas quando todos se unem positivamente, chegam a ser uma unicórnio em pouco tempo. Algumas em menos de dois anos!

Atrativo não? Economia de tempo, recursos e maior lucratividade. Com grandes tecnologias e resultados imediatos, as empresas tradicionais estão sendo envolvidas pelo ecossistema das startups. Ele encanta os empreendedores e provoca a vontade de transformação no mercado..

Quer saber mais? Acompanhe nosso bate-papo completo, é só clicar:

Está idealizando sua startup ou quer acelerar seu crescimento, entre em contato com a aceleradora Condor Connect através do e-mail oi@condorconnect.com.br. Aqui seus projetos e ideias são avaliados por especialistas de mercado, e você pode fazer parte do programa de mentoria para sua startup. Não perca a chance de fazer acontecer!

 

 

 

ND Mais

Condor Connect
Condor Connect
Condor Connect Seguir

Condor Connect é uma aceleradora de Startups e de Pessoas

Ler conteúdo completo
Indicados para você