[ editar artigo]

Como aprender e ensinar as habilidades inovadoras das startups

Como aprender e ensinar as habilidades inovadoras das startups

E realizar a transformação pessoal para estar capacitado para trabalhar com a inovação para o mercado

Quem faz a inovação vive num universo ainda muito pequeno. A verdade é que a grande maioria das empresas não são expostas e não sabem exatamente o que fazer e como fazer esta inovação. Mas uma coisa é certa, se as pessoas não estiverem preparadas para a inovação de mercado as empresas não terão muito êxito nesta transformação.

Para implantar uma cultura de inovação nas empresas, tradicionais e até centenária, é preciso que a inovação esteja inserida nas pessoas da organização. Por exemplo, em uma empresa que premia os funcionários que obtém o erro zero, a inovação já está sendo automaticamente inibida, porque inovar é arriscar no erro.

Para Gabriel de Borba Neto, gestor de inovação na Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), a inovação na maioria das empresas não é uma cultura, é uma necessidade.

“A gente sempre muda pela dor. A gente precisa sentir uma necessidade real para dar um passo a mais, para sair do lugar. Senão o despertador toca de manhã e a gente liga a soneca e fica mais 10 minutos, e depois mais 10 e assim por diante. Nas empresas não é diferente.”

Com a pandemia fomos todos jogados para dentro da mesma bolha, e a transformação digital se tornou uma necessidade, e por necessária obrigou muitas empresas a buscar esta transformação fora das suas empresas, porque dentro delas não tem um ambiente de inovação.

Como aprender e ensinar habilidade inovadoras das startups

O avanço do ecossistema, das startups e venture capital, todas estas coisas que estão começando a borbulhar aqui agora já existiam lá fora há mais de 25 anos, em uma época em que a internet e a tecnologia ainda estavam começando.

Para Mark Pinheiro, cofundador e CEO na EI Tools, uma startup focada no desenvolvimento humano, a resposta é simples:

“Além introduzir a educação empreendedora que deve começar nas fases mais iniciais da educação, precisamos introduzir a cultura da falha. Todo milionário texano já quebrou em média 2 vezes e meia.”

No Brasil acreditamos que ter uma empresa e quebrar ou falir é algo muito ruim, é visto como um sinal de fracasso. É preciso mudar esta percepção. O fracasso é só mais um degrau para o sucesso.

E isto deve ser introduzido já nas escolas. É preciso ensinar já para as crianças esta cultura da descoberta e da inovação. Para descobrir e inovar é preciso arriscar. E arriscar está sujeito a várias tentativas fracassadas antes de um acerto.

Como colocar estas habilidades inovadoras nas grandes empresas

Em uma grande empresa, onde pequenos detalhes podem significar milhões de reais por dia na receita, incentivar o processo de inovação onde errar pode ser uma premissa não é algo muito fácil.

O ambiente da empresa precisa estar preparado para isso horizontalmente, em todos os níveis da organização. Ainda, o risco da inovação deve estar previsto e embutido no budget das empresas.

Para Kauana Vissotto, CEO da aceleradora Condor Connect, a questão do custo da inovação pode ser contornada com as políticas públicas do governo:

“No Brasil, através da Lei do Bem, o governo oferece um incentivo fiscal para quem investe em inovação, diminuindo este custo das empresas.”

Como mudar a cultura de uma empresa é um processo demorado, uma alternativa para as empresas introduzirem estas habilidades inovadoras é através de projetos de inovação aberta, trazendo esta habilidade de fora para dentro da organização.

“Usar as habilidades inovadoras das startups acelera o processo de transformação da inovação dentro das organizações.”

Assista o nosso bate-papo na íntegra e saiba mais:

 

 

Não perca a oportunidade de fazer a sua ideia acontecer. Ela pode ser o diferencial que a sociedade está precisando.  Entre em contato através do e-mail oi@condorconnect.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se

https://ndmais.com.br/tecnologia/como-aprender-e-ensinar-as-habilidades-inovadoras-das-startups/

ND Mais

Condor Connect
Condor Connect
Condor Connect Seguir

Condor Connect é uma aceleradora de Startups e de Pessoas

Ler conteúdo completo
Indicados para você