[ editar artigo]

A tecnologia aumentando a longevidade para os 50+

A tecnologia aumentando a longevidade para os 50+

Porque cuidar da saúde é um investimento e não uma despesa

Com os avanços da tecnologia, principalmente na área da informação e da medicina, a qualidade de vida tem sido cada vez mais afetada positivamente. E uma das consequências do aumento na qualidade de vida é o aumento na longevidade da população. Veja quais são os impactos deste aumento e como a tecnologia pode ajudar.

Porque a população está vivendo mais

Segundo os dados do Banco Mundial, em 1970 a expectativa de vida dos brasileiros era de aproximadamente 59 anos. Para 2020 estima-se que esta expectativa passe dos 76 anos. E este cenário é um fenômeno mundial. Mas porque as pessoas estão vivendo mais?

Bom, pegando a realidade brasileira, por diversos fatores. Certamente o desenvolvimento econômico e a urbanização das cidades que implicam em melhores condições de trabalho e de vida, garantindo uma subsistência maior para a população deve ser considerado.

Mas existem também outros dois fatores fundamentais, que apesar de serem tratados individualmente, caminharam juntos nos últimos anos: o desenvolvimento tecnológico e os avanços na medicina.

O desenvolvimento tecnológico criou inúmeras possibilidades que ampliam a longevidade. Desde o desenvolvimento de máquinas que facilitam ou até eliminam o trabalho braçal e perigoso, até veículos de locomoção mais seguros.

Já a medicina, avançando em pesquisas para o diagnóstico e tratamento de doenças preexistentes até no mapeamento genético preventivo de possíveis futuras doenças, criou um cenário de prosperidade da saúde.

Agora, é inegável a contribuição da tecnologia para os avanços na medicina também. Hoje é possível diagnósticos computadorizados tanto de imagens quanto de sangue, bem como realizar cirurgias com precisão micro milimétrica por braços robóticos.

“Enfim, a longevidade continua a avançar com os avanços da tecnologia e da medicina.”

Qual o impacto da longevidade

Para quem faz uma análise pessoal, a longevidade significa que você terá mais tempo para aproveitar a sua vida. Mas esta é uma interpretação que encontra controvérsias em diversas áreas.

Para os governos, uma população que envelhece até idades mais avançadas impacta significativamente nos sistemas públicos de saúde e previdência. Para o sistema econômico, uma população mais velha significa diminuir a população economicamente ativa que gera trabalho e receita para a economia.

Por mais que a nossa longevidade avance, o nosso corpo continua envelhecendo, e a medida em que envelhece, vai se deteriorando pouco a pouco. Ou seja, ficamos mais velhos, mas com menos condições físicas.

Conforme a idade avança, pequenos problemas de saúde podem se tornar grandes complicações para a qualidade de vida de cada um. Portanto, não basta confiar na tecnologia, é preciso fazer a sua parte.

Para a área de tecnologia, surgem ainda diversas possibilidades para um novo mercado ainda não explorado, os super velhos.

“O desenvolvimento de tecnologias assistivas na longevidade pode ser uma tendência para o futuro.”,

explica o Dr. Dornelles, professor da UFPR e mentor de startups na Condor Connect.

Como a tecnologia avançou para ajudar

A tecnologia já contribuiu muito para fazer com que as pessoas possam chegar nos atuais patamares de longevidade, mas pode contribuir muito mais. A tecnologia pode fazer com que as pessoas cheguem em idade mais avançada, mas com melhores padrões de qualidade de vida que os atuais.

Segundo o especialista Alexandre Calaes, da DrPocket:

“O segredo da qualidade de vida está na assistência à saúde.”

Hoje com a tecnologia é possível manter ativa a saúde de pessoas com 50+ através da assistência à saúde com programas de tratamento de Alta Tecnologia Aplicada a Doenças Crônicas como Diabetes, Hipertensão e Saúde Sexual.

Quem não investir na saúde agora, terá maiores despesas com a saúde depois.

Não perca a oportunidade de fazer a sua ideia acontecer. Ela pode ser o diferencial que a sociedade está precisando.  Entre em contato através do e-mail oi@condorconnect.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.

https://ndmais.com.br/tecnologia/a-tecnologia-aumentando-a-longevidade-para-os-50/

ND Mais

Condor Connect
Condor Connect
Condor Connect Seguir

Condor Connect é uma aceleradora de Startups e de Pessoas

Ler conteúdo completo
Indicados para você