[ editar artigo]

A importância das startups para impulsionar a inovação

A importância das startups para impulsionar a inovação

As startups estão dominando o ambiente empresarial e cada vez mais abrindo espaço para a inovação dentro das empresas

Uma startup é criada com a principal intenção de apresentar ao mercado algo que venha a solucionar suas dores, fazendo nascer através de novas ideias produtos e serviços que venham a se gerar grandes lucros e que desempenhem melhorias sociais. Elas podem atuar em diferentes setores, atender um vasto público que se multiplica a cada dia que passa, causando euforia nos investidores.

Mas o que define uma startup? Na maioria das vezes, a incerteza. Esse é o ambiente delas, onde melhor se adaptam e conseguem transformar essa incerteza em um capital sólido. Encontramos também nos perfis das startups o uso de grandes recursos tecnológicos, porém nem sempre ser uma startup é ser tecnológica.

O ambiente de incertezas provoca pavor nas empresas tradicionais, gerando o medo de tomar uma ação diferente do que já foi planejado. Para aprenderem a  lidar com esse medo, podem usar as experiências das startups não apenas para lidar com as incertezas, mas também para otimizar processos e ter mais velocidade de reação.

As startups vieram para mostrar às empresas tradicionais que podem fazer muito possuindo pouco, e que tudo gira em torno de como são colocadas as ideias em prática. Mesmo sendo incertas, podem conquistar em meses o que uma corporação levou anos para alcançar.

E por mais que muitas vezes diversas empresas possam temer a concorrência, algumas startups estão auxiliando as corporações,  que foram humildes e resolveram aprender os métodos e a cultura utilizada pelas startups. Com isso, estão sendo capazes de trazer a inovação para dentro da empresa com a mão amiga das startups.

Por onde as empresas devem começar a inovar

O primeiro ponto importante a se fazer é entender o seu principal propósito, o que quer realizar com a inovação que está em suas mãos. Partindo do momento em que surgiu a ideia, até a ação de concluí-la, fazendo novos testes, possibilitando que erros sejam cometidos. E por fim, transformando a cultura organizacional da corporação.

Não abraçar o mundo de uma vez só, e sim focar em coisas específicas e problemas claros. Comenta: Ricardo Okino, Co-founder da Escola Exchange

É essencial que o comando da corporação olhe para dentro dela mesma e anote os pontos em que deve mudar. Pois tudo o que parte da liderança reflete grandemente nos colaboradores, e entendendo bem onde se quer chegar com a inovação, consequentemente, ela vai acontecer conforme os passos que são planejados.

O que realmente vai ser cobrado das empresas ao se intitularem inovadoras, não será apenas os projetos desenvolvidos, mas principalmente que ela esteja aberta ao novo. E que tenham coragem para admitir que, se a inovação não está sendo alcançada por parte da empresa, uma ajuda das startups precisa acontecer.

Independente se é de uma empresa ou empreendedor que está começando agora, identifique o seu propósito, o que você quer alcançar lá na frente. Diz: Flavio Augusto Liesenberg, Innovation Analyst na Cooperativa Central Ailos

Comece a inovar planejando e executando os projetos e ideias, sem temer se o resultado será positivo ou negativo. Comece a inovar pelo simples fato de que futuramente tudo vai girar em torno de atitudes e práticas inovadoras.

Qual é a principal diferença entre uma empresa tradicional e uma startup?

É certo que possuem diversas características que distinguem as duas, mas a maior delas se aplica na capacidade em que as startups operam com riscos e sobrevivem a eles. Estando dispostas a errar em pról da inovação, utilizam esse erro muitas vezes de forma benéfica, possibilitando a evolução de aprendizado da corporação.

Uma startup é extremamente ágil e consegue realizar tarefas e encurtar processos. O que para muitas empresas tradicionais pode levar meses, elas fazem em poucas semanas.

Outro grande fator que as separa é a comunicação aberta encontrada dentro dos corredores de uma startup, onde facilmente acontece uma troca de ideias e informações da liderança com um mero estagiário. Coisa que em uma empresa tradicional por conta de toda uma burocracia é de extrema dificuldade de se acontecer.

Isso permite que todos inovem! Faz com que todos do time possam impor suas ideias e demonstrar suas opiniões, unindo todos os cantos da empresa para que a inovação chegue até a porta de todos que fazem parte dela.

Não perca a oportunidade de fazer a sua ideia acontecer. Ela pode ser o diferencial que a sociedade está precisando. Entre em contato através do e-mail oi@condorconnect.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.

ND Mais

Condor Connect
Condor Connect
Condor Connect Seguir

Condor Connect é uma aceleradora de Startups e de Pessoas

Ler conteúdo completo
Indicados para você