Condor Connect
Condor Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Você sabe quais são as diferenças entre mentoring e coaching?

Você sabe quais são as diferenças entre mentoring e coaching?
Khetlin Andrade
mar. 26 - 5 min de leitura
000

 

Ter sucesso empreendendo, certamente é sonho de todo empresário iniciante. Acompanhando a trajetória de quem já passou e de quem está passando pelo caminho do sucesso o Projeto Jovem Empresário observou o quão árdua a tarefa de chegar ao topo pode ser: Manter-se atualizado sobre os temas que tangem seu negócio, constantemente em busca de cursos para aprimorar suas skills. Talvez por isso a demanda de profissionais que buscam centros universitários para obter aperfeiçoamento em suas áreas cresce a cada dia.

 

Porém, muitas vezes, cursos de especialização não são o suficiente para que o profissional se sinta satisfeito, por serem constituídos de matérias genéricas e não serem capazes de suprir especificamente suas necessidades ou as da empresa em que atua. Para amparar esse processo de aprendizado existem métodos que auxiliam profissionais a alcançarem suas metas através da e melhorarem sua performance como coaching e mentoring. Porém, existem algumas distinções entre as duas técnicas. Você, sabe quais são e como escolher? Se a resposta for não, leia nosso artigo e aprenda a observar as diferenças claras e que impactam distintamente nos resultados práticos entre Coaching e Mentoring.  Comecemos esclarecendo as definições de atuação de cada uma:

 

Coaching: É uma metodologia que maximiza resultados que transformem a vida pessoal, emocional e profissional de um indivíduo em curto prazo. O Coach (treinador, em inglês) é este profissional que traça um perfil e define etapas a serem seguidas pela pessoa. O objetivo é elevar a condição atual a outro patamar, obviamente melhor, através de um treinamento em sessões que levam o indivíduo ou o grupo a atingir metas. Com isso, são estabelecidas metas dentro de um determinado prazo e em busca resultados. Ou ainda, segundo a definição o presidente do IBC, José Roberto Marques: "Consiste no desenvolvimento da capacidade e habilidade de cada um.”

 

Mentoring: A mentoring (mentoria) o mentor aconselha profissionalmente homens e mulheres e nas fases iniciais de suas respectivas carreiras. Compartilha conhecimentos e experiências para que os mais jovens possam aprender e colocar em prática em suas jornadas de trabalho. É uma metodologia de exemplos, que traça paralelos do conhecimento do mentor com a situação atual de outras pessoas. Focando nas principais dificuldades e barreiras que possam vir atrapalhar o seu sucesso dentro da empresa. Neste processo não são estabelecidos prazos, pois a condução é feita conforme a evolução do profissional que contrata o serviço.

 

Semelhanças: Os dois processos visam o aperfeiçoamento, no mentoring mais voltado para a área profissional, o coaching alinhando vida pessoal com profissional. Em ambos buscando resultados satisfatórios.

 

Diferenças: A primeira e mais clara diferença entre coaching e mentoring é em relação às metodologias adotadas, no processo de coaching, o profissional não diz ao seu cliente o que fazer, e não precisa ser necessariamente mais velho ou ter mais experiências que o cliente. Seu objetivo é apoiá-lo a fazer reflexões, ter novos insights sobre sua vida e carreira, através de metodologias, técnicas e ferramentas do coaching que primam pelo autoconhecimento e evolução contínua para ter maior compreensão de quem ele é. Já na mentoria, um profissional mais velho e mais experiente assume a missão de passar conhecimento a um jovem talento e, como um mentor, o ajuda em questões ligadas à sua carreira e de modo geral, em questões de cunho pessoal.

 

Objetivos: No coaching o coach não precisa entender do objetivo que o coachee quer atingir. Já dentro do processo de mentoring, o mentor tem uma bagagem, uma vivência dentro do objetivo que seu cliente o procurou para ajudar e é essa habilidade que ele vai passar para o seu Mentorado, como chamamos o cliente de mentoring.

 

Tempo: Durante a mentoring não há necessariamente um tempo determinado para acabar. Já no coaching, esse número é definido no primeiro encontro, tendo o período de três a seis meses de duração, média necessária para quem procura essa abordagem.

 

É importante pontuar que não existe método melhor ou pior, mas qual o mais adequado para cada caso. Se você quer a informação direta, recheada da habilidade e da experiência de um mentor, perfeito, se quer desenvolver suas habilidades e ir em busca de suas próprias informações o coaching pode ser o caminho. Mas de qualquer forma esses profissionais ajudam no desenvolvimento e realização de objetivos.

 

Se por um lado o coaching é uma das áreas que mais cresce no Brasil e o no exterior, justamente por combinar metodologias inovadoras e resultados práticos, a mentoria infelizmente só está presente em apenas 11% das empresas brasileiras. O Projeto Jovem Empresário orgulha-se por poder disponibilizar para os novos empreendedores esse serviço, contamos com o apoio de grandes mentores e trabalhamos juntos com apenas um objetivo: O seu sucesso! Conheça nossos mentores: https://artigos.projetojovemempresario.com.br/blog/mentoria-on-line

 

Por: Jovem Empresário


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você