Condor Connect
Condor Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Usando a comissão para alavancar o faturamento

Khetlin Andrade
mar. 26 - 3 min de leitura
000

 

Seu faturamento está baixo e não sabe como estimular a equipe pra aumentar ele? Uma solução já conhecida, mas que esta tendo pouco uso nos dias de hoje, é o pagamento de comissão para a equipe de vendas. Comissão é quando o vendedor ganha determinada porcentagem sobre a venda ou sobre o faturamento.

As maiorias das empresas pararam de pagar comissão para os vendedores, por conta dos processos trabalhistas,  pois a maioria dos empresários por não saber como alocar o custo do imposto na mercadoria, pagavam a comissão “por fora” gerando então processos trabalhistas. E a nova geração de empreendedores, tem a mentalidade de ambiente colaborativo, achando então, que comissão só gera competitividade e deixa o ambiente de trabalho com o clima pesado.

Mas o porquê, precisamos perder essa mentalidade, e voltar a estimular as comissões? A resposta é bem simples, não a nada mais motivador para o funcionário, do que bonificação em dinheiro, alem, é claro, de bom ambiente de trabalho, então quando pagamos o funcionário com comissão sobre o que eles vendem o faturamento irá aumentar, principalmente se você tiver a equipe certa.

O valor pago para a comissão, não é considerado despesa, e sim faz parte do custo, pois a própria venda do vendedor ira pagar essa comissão, isto é, quando esse valor é alocado corretamente no preço de venda.

Como não ter prejuízo quando temos vendedores comissionados? Na formação do preço, devemos definir qual será a porcentagem paga para eles, e colocar esse valor no preço de custo, para saber se teremos lucro. Por exemplo, se for comissão de 3%, deve ser somada os 3% do preço do produto com o preço de custo. E não pode ser esquecido o valor dos tributos pagos sobre a comissão, para não ter prejuízo em processos trabalhistas. Contudo se você escolher pagar bonificação sobre meta de faturamento geral, você não precisa tributar esse valor. Porem a meta deve ter coerência com o cenário econômico e padrão do estabelecimento.

Comissão não ira aumentar sua despesa, pois despesas variáveis são proporcionais ao faturamento, então quanto maior a despesa variável da venda, maior será o seu faturamento. Atualmente focamos muito no marketing digital para aumentar o faturamento, mas não devemos esquecer as técnicas tradicionais, e com grau de conversão elevado, e comissão é uma dessas técnicas. Faça um planejamento financeiro correto e veja qual o valor ideal para ser pago de comissão, estimule sua equipe, e boas vendas.

 

Por: Karoline Almeida


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você