[ editar artigo]

Tudo tem o seu tempo, só fui descobrir a minha verdadeira vocação aos 27 anos!

Tudo tem o seu tempo, só fui descobrir a minha verdadeira vocação aos 27 anos!

Prazer, eu sou Zilka Andretta, uma jovem empreendedora que largou uma carreira em busca do sonho de empreender na sua ideia. Uma dica que eu posso dar é: começar tarde não é ruim, o pior é nunca ter começado.

O prazer pelo mundo dos negócios é algo que me acompanha desde a infância. Números e organização sempre me fascinaram. Fui uma criança que nunca teve uma Barbie e não brincava de boneca. Minhas brincadeiras preferidas eram loja, supermercado e jogos de tabuleiro, que só tinham graça se eu fosse o banco ou o caixa.

Ah! Adorava desenhar também, mas eu ia muito mais além. Lembro até hoje que eu vendia meus desenhos de porta em porta para os vizinhos, por incríveis 25 centavos. Aos 11 anos, decidi então ser arquiteta, pois conseguiria unir números e criatividade em uma única profissão e então, aos 16 anos, entrei para a faculdade de Arquitetura.

Minha maior descoberta na universidade foi a minha paixão pelo mundo do entretenimento e toda aquela atmosfera maravilhosa que girava em torno do ambiente acadêmico: de pessoas, de comunicação, de eventos, de encontros, de bares e festas.

Então fazia parte de tudo que tinha direito: do Diretório Central, Centro Acadêmico e da Comissão de Formatura. Gastava todo meu tempo extraclasse organizando esses eventos. Nossa! Como eu amava tudo aquilo! Mas como tudo acaba, com 21 anos concluí o curso e fui obrigada a sair da faculdade. Dei início à minha jornada profissional como arquiteta, onde trabalhei numa grande empresa de inovação, participei de inúmeros projetos no Brasil e no exterior, fui premiada internacionalmente, também ministrava aulas de matemática e desenho técnico e me tornei especialista em Construção Civil em Sistemas Inovadores.

Ótimo, não?!

- Não!

Não satisfeita, no ano de 2017 resolvi “largar tudo” e fui morar por 4 meses no Vale do Silício, em Berkeley, na Califórnia. Fui para estudar inglês e usava o meu tempo livre fora da sala de aula para fazer o que mais amo: viajar, conhecer pessoas, novos lugares e culturas, colecionando na minha carteira 4 estados americanos e mais de 25 cidades. E foi exatamente aí que surgiu a ideia do Santa Night, o que na época era realmente só uma ideia.

Cada cidade nova que eu ia ou até mesmo na cidade em que eu estava morando, eu sentia falta de um aplicativo que me mostrasse o que estava acontecendo no lugar, como por exemplo: a agenda local da cidade para o próximo final de semana; um calendário único de shows e eventos sem ter que entrar em dezenas de sites e aplicativos; a programação dos estabelecimentos. Será que iria ter música ao vivo ou transmitiria o jogo da temporada? Quais lugares ofereciam alguma promoção ou desconto? Gostaria de procurar um lugar através de comodidades ou até mesmo por algum tipo específico de comida ou bebida. Mas enfim, isso não existia na época.

Os aplicativos que me serviam naquele tempo era um guia de serviços locais e um guia de viagens, alimentados por usuários e que nem sempre traziam a informação verdadeira.

Sentia a necessidade que tivesse um lugar onde as informações fossem precisas e atualizadas em tempo real pelos estabelecimentos e não pelos usuários.

Voltando para o Brasil, a mesma problemática continuava existindo aqui. Foi aí que pensei: já que ninguém faz, por que eu não faço?

E no ano de 2018, comecei o desenvolvimento do Santa Night. Transformei o que era só uma ideia, no primeiro marketplace de entretenimento do mundo e um modelo de negócio: que atende o público B2C e B2B, que gera receita, que é repetível, altamente escalável, com baixo custo de manutenção e que pode ser replicado no mundo inteiro. Hoje já somamos quase 2 anos de empresa e estamos avaliados em 4M pelas fintechs de equity crowdfunding no Brasil.

Manter a empresa em pé e em constante desenvolvimento nesse período não foi fácil. Empreender é um carrossel de emoções, de altos e baixos diários. E aos 27 anos descobri que empreender é minha verdadeira vocação e que devemos ir até o fim para alcançar nossos objetivos.

Investi todo o capital que eu tinha conseguido trabalhando na Startup, mas não foi o suficiente, então minha irmã apostou na ideia comigo e foi a primeira pessoa a injetar recursos financeiros no Santa Night.

Se eu pensei em desistir? Sim! Por diversas vezes. O mundo do empreendedorismo é difícil, você leva uma sequência enorme de “nãos”, mas a vontade de fazer acontecer sempre tem que ser muito maior. E foi aí que meu mentor me levou até o Condor Connect, que em 2020 abraçou nosso projeto e hoje somos uma das Startups aceleradas pelo programa e juntos estamos tornando esse sonho real.

O que eu, Zilka, e o Santa Night mais queremos hoje é que tudo isso passe logo, para que possamos novamente poder viver a arte do encontro e a alegria de compartilhar os momentos ao lado de quem amamos. Que possamos voltar a encher nossos bares e restaurantes de Curitiba com os nossos amigos e famílias, lotar nossos shows e eventos com o calor humano das pessoas e que possamos continuar batendo o recorde de felicidade no mundo!

Então vem com a gente e embarque nessa nova era Santa Night!

 

https://www.instagram.com/santanightoficial/

 

Condor Connect
Zilka Andretta
Zilka Andretta Seguir

Criadora do primeiro o marketplace de entretenimento do mundo, feito para todos! Aplicativo B2C 100% gratuito, é um guia local completo de entretenimento. Veículo de Publicidade B2B, com alto alcance por um custo extremamente acessível.

Ler matéria completa
Indicados para você