[ editar artigo]

TRABALHA COM COMIDA? 5 DICAS PARA TIRAR BOAS FOTOS COM O CELULAR.

TRABALHA COM COMIDA? 5 DICAS PARA TIRAR BOAS FOTOS COM O CELULAR.


"Comer com os olhos."

Essa frase já diz tudo: primeiro a gente saboreia com o olhar e depois com a boca. Se você tem um empreendimento que envolve cozinhar, ter boas fotos das suas delícias é essencial.

Uso de flash, falta de foco, iluminação inadequada e desorganização na montagem, são fatores que contribuem bastante para deixar as fotos de comidas pouco atraentes. Mas nem tudo está perdido! Com algumas dicas simples, você pode transformar essas imagens e ganhar muitos likes e elogios nas redes sociais.

Se você é um empreendedor da área de gastronomia e acha que suas fotos de divulgação não refletem o sabor e a beleza das suas criações, acompanhe este artigo!
 

Tipos de aparelhos

Para começar, é importante dizer que você pode utilizar essas dicas com uma câmera, mas este artigo tem como foco auxiliar os empreendedores que ainda não possuem este tipo de equipamento, então é essa a realidade que iremos abordar. 

E, se você acha que precisa de um aparelho incrível para que as imagens fiquem bonitas, saiba que isso não é verdade, basta trabalhar para obter o máximo do aparelho que você possui.

Obviamente, com uma câmera melhor as imagens vão ficar mais nítidas ou com cores mais vivas, o que melhora a qualidade. Porém, seguindo essas dicas, você pode deixar mais bonito o resultado da captura com qualquer celular!

Organização do prato/produto

Não adianta querer uma foto incrível se você não estiver disposto a gastar um tempo organizando bem o seu prato/produto. É importante fazer uma pequena produção externa, tomar cuidado com as toalhas de mesa, pegar um prato ou uma bandeja diferente ou até mesmo posicionar o alimento de uma forma que chame atenção do usuário/cliente. 

Imagine a diferença de massa de pão dentro da forma para uma sem forma, cortada, dando pra ver a maciez do produto, em cima de uma toalha de mesa que chame atenção. Isso faz toda diferença. 

Pão de leite macio demais - Na cozinha da Helô

O ângulo certo é muito importante!

É muito importante que você consiga distinguir qual é o melhor ângulo para fotografar.  Um close na comida — mas só faça isso se a sua lente permitir o foco bem de perto —, um panorama geral para mostrar o ambiente ou ainda uma imagem do prato visto de cima. São muitas as possibilidades e você pode testar cada uma e ver como fica melhor.

Não se esqueça das regras de enquadramento clássicas, que se aplicam muito bem nesses casos. Use linhas guias para deixar a foto “reta” e abuse da criatividade na hora de enquadrar o prato de comida. Mais do que saber o que mostrar, é importante também saber exatamente o que deixar de fora!

Ilumine o seu alimento, mas não utilize o flash

Para que uma foto de alimento fique boa, é preciso ter o máximo de foco possível, e isso só vai acontecer se a cena estiver bastante iluminada. Fotografar o seu prato de comida à noite ou em ambientes com iluminação baixa pode até dar certo, mas é algo muito caro — normalmente o resultado fica como nesse exemplo:

Na hora de bater a foto, veja de onde a luz está vindo e tente usar isso a seu favor. Não faça sombra no prato com o seu corpo e, se possível, use fontes externas para ajudar a preencher os contornos da comida — como uma luminária (se você estiver em casa) ou até mesmo a lanterna de um outro celular.

Fundo branco quase sempre ajuda a deixar a foto mais bonita e é de grande ajuda para destacar os detalhes. É importante que as pessoas entendam o que é aquele alimento, onde ele começa e termina e o que faz parte do prato, caso contrário ele pode ficar com uma aparência nada apetitosa. 

Foco

Foco é a palavra-chave nas fotografias de comida. Saber o que mostrar e o que esconder, usando a profundidade de campo, também é essencial. Além disso, se você puder usar um apoio fixo para o seu celular ou câmera, as chances de que a foto fique boa aumentam bastante, já que qualquer tremida estraga a imagem.

Ou seja: você precisa de luz para conseguir focar bem e apoio para não tremer. Isso é importante em qualquer situação, mas se torna vital ao fotografar comida, já que a combinação de falta de foco e imagem borrada geralmente é um prato que faz você perder a fome ao invés de querer experimentar.

Para conseguir um bom foco, clique na tela no ponto que você quer deixar nítido até que o aparelho indique que o procedimento foi bem-sucedido. Geralmente, o marcador na tela fica verde para mostrar que conseguiu foco ou vermelho quando for preciso tentar novamente. Para facilitar, indique pontos com bordas e cores vivas.

Se o seu telefone tem uma câmera boa, é muito provável que ele tenha um modo macro que funciona de verdade. Use este recurso para conseguir aproximar bem o celular do alimento e conseguir o máximo de nitidez. Se você não estiver conseguindo focar, no entanto, tente afastar um pouco e então recortar a foto depois em um enquadramento mais fechado.

 Receitas maravilhosas, de família, do restaurante Dila & Cia em Itaipava, na região serrana do Rio. Foto: Amanda Nunes

Depois, na hora da edição, não tem problema aumentar um pouquinho a nitidez artificialmente. Só tome cuidado para não deixar a imagem distorcida — além disso, se a foto estiver tremida, não adianta nada tentar usar esse recurso, pois ele não é capaz de consertar esses problemas, por isso é importante focar bem. 

Abuse dos filtros, cor e contraste

Para que a comida fique com uma aparência mais bonita, é recomendado que você ajuste as cores e contrastes posteriormente no próprio celular.

Segue algum dos principais aplicativos para você afzer isso:

 VSCO Cam (Android e iOS), Afterlight (Android e iOS), Pixlr Express (Android e iOS), Studio Design (Android e iOS), BlendPic (Android e iOS).

 

Faça a sua startup acontecer e promova soluções em tempos de isolamento social.  Entre em contato através do e-mail connect@condor.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Acesso o Clube Connect e Empreenda-se.

Condor Connect
Condor Connect
Condor Connect Seguir

Condor Connect é uma aceleradora de Startups e de Pessoas

Ler conteúdo completo
Indicados para você