Condor Connect
Condor Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Repense hoje e mude o futuro

Repense hoje e mude o futuro
Leticia de Paula
mai. 7 - 2 min de leitura
000

Você já parou para pensar em quantas embalagens de shampoo e condicionadores existem em seu banheiro? E quais são as opções caso você queira se ver livre delas sem deixar de utilizar seus produtos? Foi a resposta para estas perguntas que surgiu a Startup Lisco. Atualmente nos deparamos com a ausência de opções de produtos com embalagens retornáveis e/ou reutilizáveis que nos ofereçam fácil acesso e custo benefício.

O atual consumo desenfreado de embalagens, somado com falta de opção de produtos “Zero Waste” no mercado brasileiro, nos faz refletir sobre qual caminho estamos trilhando e quais são as consequências ambientais devido ao excesso de embalagens plásticas descartadas diariamente. Segundo o "Manual de Educação - Consumo Sustentável" - MMA e IDEC, cerca de um terço de todo lixo produzido no mundo, corresponde a embalagens plásticas, sendo que 80% dessas embalagens foram utilizadas apenas uma vez. Por outro lado, segundo a Revista Istoé, edição 1997 - "A sopa de lixo no Pacífico", o lixo plástico é responsável anualmente pela morte de mais de um milhão de aves e de outros 100 mil mamíferos marinhos. Esses são apenas alguns dados das consequências do consumo irracional de embalagens, a partir disso, fica claro a necessidade de repensar o modo de consumo.

 Quando falamos em mudar o modo de consumo, não nos referimos apenas a mudança de produtos e embalagens, mas sim na nossa relação produto/embalagem. Quando compramos um produto, estamos comprando um conteúdo que vem embalado, logo temos uma relação de posse apenas pelo conteúdo, ignorando a embalagem e seu destino final. Resumindo, a Lisco tem por objetivo mudar a nossa relação de consumo, conscientizando sobre a nossa reponsabilidade do descarte e destino dos plásticos, através da economia circular, alinhada com o princípio da natureza, em que nada se cria, mas tudo se transforma. Com isso as embalagens terão um destino certo, fazendo parte de todo o ciclo. As ações da Lisco parte em conscientizar a população sobre o consumo de embalagens plásticas, e mais que isso, trazer alternativas sustentáveis, economicamente viáveis e de fácil acesso a todos.

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você