Condor Connect
Condor Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Quantos nãos você aguenta até conquistar a sua ideia?

Quantos nãos você aguenta até conquistar a sua ideia?
Khetlin Andrade
mar. 26 - 4 min de leitura
000

 

O “não” é uma palavra difícil de ouvir, principalmente quando temos aquela convicção de que estamos podendo, mas invariavelmente todos nós passaremos pelo não um dia. E aí, quantos não você aguenta até conquistar a sua ideia?

As pessoas costumam dizer que o sucesso está na atitude de um empreendedor. Bom, de fato o empreendedora precisa ter uma atitude ousada, desafiadora e altiva, afinal de contas não se provoca a disruptura sem estar muito confiante. O problema é quando se confunde confiança com certeza. Nestes casos o empreendedor acha que está com a sua ideia no melhor formato possível, e que as suas argumentações e suas provas são irrefutáveis. Não se iluda, a grande maioria dos empreendedores, se não todos, já escutou um não. E você, está preparado para escutar o seu?

Pouca gente chega a imaginar mas o não é a principal palavra que gerencia a educação. Nossa mente e livre para pensar e agir, e é através do não que moldamos as nossas experiências do que é certo ou errado, do que podemos ou não podemos, do que devemos ou não devemos. É assim desde pequenos. Quem nunca tomou um choque é porque soube escutar um não. Quem nunca queimou a mão no forno é porque nunca escutou um não.

Precisamos mudar a nossa percepção e passar a escutar o “não” como uma oportunidade de nos tornarmos melhores, como um aprendizado, como uma vitória e não como um fracasso. O que teria sido da teoria da relatividade se Einstein tivesse sucumbido ao primeiro não? Veja o que os mentorados do Projeto Jovem Empresário têm para nos falar.

Alguns levam mais na esportiva, mas para isto é preciso ter uma cabeça bem tranquila. Lucas Felippe, por exemplo, quando perguntado, respondeu: Vários. E soltou uma gargalhada. Este é um espírito pró-ativo e positivo, desde que você saiba aproveitar a oportunidade para pensar: porque eu escutei um não mesmo?

Algumas pessoas já levam mais a sério e aproveitam a experiência que tem para analisar melhor a situação. É o caso de Guilherme Foltram, que respondeu: “Alguns! Todo não vem acompanhado de uma melhoria, cada versão é melhor e mais atualizada, o processo de aprendizado e desenvolvimento é algo constante. Cada não aponta onde é preciso melhorar”.

A opinião de Guilherme reflete a postura com que todos os empreendedores devem encara o não. Devemos olhara para tudo como uma oportunidade de melhora. Devemos ver cada dificuldade como uma oportunidade de fortalecimento. Nada é tão certo, que não possa dar errado. Nada é tão justo, que não possa afrouxar.

O nosso mentor Rodrigo de Alvarenga ainda complementa: “A proporção sempre será de muitos não para cada sim. Isso se aplica a todos que procuram construir uma jornada empreendedora.” E a frase de Helen Regina Costa fecha o nosso assunto: “Quantos foram necessários. Mudar algumas ideias talvez, desistir nunca”.

O próprio Projeto Jovem Empresário é uma coletânea de “nãos”, e cada um deles foi um ótimo aprendizado. Não foi fácil, e não será fácil para vocês também, porque muitos apontam os erros e detalhes que não estão certos, mas poucos são aqueles que apontam para qual direção devemos seguir. Aproveite os “nãos” dos nossos mentores, eles sempre vêm acompanhado com os direcionamentos de quem tem muita experiência para contar.

 

“Não se pode errar no óbvio. Até o erro precisa ser digno.”

 

Construa o seu perfil empreendedor. A Comunidade Empreendedora tem os melhores mentores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa.

Aproveite também a parceria com nosso ecossistema empreendedor, compartilhe agora e comece a colher as recompensas de ser um membro da Comunidade Empreendedora.

 

Por: Jovem Empresário


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você