Condor Connect
Condor Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Por que essa garota de 10 anos foi notada pelo Google e pela Microsoft?

Por que essa garota de 10 anos foi notada pelo Google e pela Microsoft?
Khetlin Andrade
mar. 26 - 4 min de leitura
000

 

Nunca é cedo demais para empreender. Várias crianças vêm ensinando isso há algum tempo: do jovem Charlie Griffiths, de 14 anos, na Inglaterra, com suas velas aromáticas caseiras, à garota norte-americana de 13 anos Alina Morse, com sua empresa de doces saudáveis. Mas, talvez, sejam poucas as que unam o empreendedorismo com o interesse pela programação.  É o caso, porém, da jovem estado-unidense Samaira Mehta. A garota de apenas dez anos (isso mesmo, você não leu errado. apenas 10 anos) criou o  CoderBunnyz um jogo de tabuleiro para crianças que, além de divertir, ensina conceitos básicos da linguagem computacional. Os jogadores desenham e movem o seu coelho ao longo do tabuleiro com o objetivo de comer cenouras e saltar para o seu destino final.

Do It Girl

“CoderBunnyz basicamente ensinará todos os conceitos que você precisa em programação de computadores”, diz Mehta ao CNBC Make It . “Existem os conceitos básicos, como sequenciamento e condicionais, para conceitos mais avançados, como loops, funções, pilha, fila, listas, paralelismo, herança e muitos outros.”  Mehta diz que primeiro conceituou o jogo de tabuleiro quando tinha “cerca de 6½, talvez 7”, depois que seu pai, engenheiro que serve como conselheiro oficial da empresa, começou a ensiná-la a codificar. Enquanto pesquisava materiais didáticos para os programadores novatos, Mehta percebeu que havia uma abertura no mercado para um produto que ajudava os jovens a aprender programação.

Ela começou esboçando como queria que o jogo fosse projetado. Depois, com a ajuda de sua família, ela se conectou com designers gráficos e fabricantes de jogos na China e na Nova Zelândia. Depois de trocar dezenas de e-mails, Mehta optou por um produto que ela diz estar muito orgulhosa. “Minha família está muito envolvida no meu negócio”, diz ela. Sua mãe supervisiona marketing e mídias sociais para CoderBunnyz e seu irmãozinho testa os jogos. Desde que inventou CoderBunnyz, Mehta também inventou um segundo jogo chamado CoderMindz, um jogo de tabuleiro de inteligência artificial baseado em codificação que ensina conceitos básicos de IA usando a linguagem de programação Java.

Nasce uma jovem estrela do Vale

Quando o jogo decolou, Mehta foi contratada para realizar workshops. Ela fez mais de 60 deles no Vale do Silício com mais de 2.000 crianças até agora. As oficinas incluíram uma série realizada na sede do Google em Mountain View, Califórnia. Foi aí que ela conheceu Stacy Sullivan, diretora de cultura do Google. Enquanto isso, Sullivan e o pessoal da Google ficaram tão impressionados com o programador infantil que ela foi escolhida como oradora principal em uma conferência da Diversity in Tech, realizada em agosto, no Google Launchpad, o acelerador de startup da empresa em San Francisco. Mas ela também fez vários outros shows, incluindo um na Microsoft e no Festival das Meninas, patrocinado pela World Wide Women no início deste mês.

Desde a estreia de CoderBunnyz ela conheceu muitos grandes nomes. Um de seus momentos de maior orgulho foi receber uma carta encorajadora da ex-primeira-dama Michelle Obama. Ela também conheceu Mark Zuckerberg no Dia das Bruxas quando ela estava brincando no bairro dele, e aproveitou a oportunidade para conversar com ele sobre seu trabalho de codificação. Ela disse que havia "uma linha super longa" em sua casa.

"Eu finalmente consegui conhecê-lo", ela lembrou. "Ele estava distribuindo chocolates. Eu disse a ele que era um jovem programador e ele me disse para continuar, você está indo muito bem."

Ela agora lançou sua própria série de entrevistas em seu site CoderBunnyz, no qual ela conversa com pessoas nos setores de robótica, jogos e educação. Enquanto ela está reinvestindo todo o dinheiro de seu negócio jovem em fabricar mais jogos CoderBunnyz e criar o novo jogo AI, ela já tem uma instituição de caridade escolhida para quando gera lucros: PATH. "Isso acaba com a falta de moradia e ajuda as pessoas a reconstruir suas habilidades e eu me preocupo com os sem-teto", disse ela.

Até o dia em que sua empresa pode fazer doações, ela está colocando seu know-how empresarial para trabalhar de outras maneiras para arrecadar dinheiro para isso, incluindo uma limonada neste verão que trouxe US $ 119.

Por: Jean Alex Marcondes Maraschin


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você