Condor Connect
Condor Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Planejamento Estratégico: como fazer.

Planejamento Estratégico: como fazer.
Khetlin Andrade
mar. 26 - 4 min de leitura
000

 

Todo empreendedor deve pensar no seu negócio estrategicamente. Mas e aí, você sabe como fazer o seu planejamento estratégico? Acompanhe a equipe do projeto Jovem Empresário que vamos te guiar neste caminho.

Em primeiro lugar é necessário ter a compreensão de que nem todo planejamento é estratégico. Existem coisas que precisamos planejar para o dia a dia dos nossos negócios, e aqui estamos falando de planejamento tático e operacional. O que diferencia então o planejamento estratégico?

Muitas pessoas costumam brincar que o planejamento estratégico é o jogo de xadrez do mundo dos negócios, mas esta analogia tem uma verdade bastante interessante. Planejar estrategicamente é você definir quais serão as suas ações, passo a passo, para atingir um determinado objetivo, considerando as condições que o mercado lhe impõe hoje. Pensando num tabuleiro de xadrez, você observa a distribuição das peças e tenta executar uma ação para garantir um resultado daqui a duas ou três jogadas, só que para garantir o seu resultado você também tem que fazer uma previsão de como o seu adversário (mercado) vai se comportar em jogadas futuras.

Aqui já aprendemos a primeira lição, não é possível fazer nenhum planejamento estratégico se eu não olhar para o tabuleiro como um todo. Também não é possível fazer um planejamento estratégico sem pensar que as peças do adversário ou do mercado também vão se movimentar. Muitos negócios pecam no planejamento estratégico por considerar apenas o que é relevante para a sua empresa, esquecendo de que existem vários outros fatores intervenientes no mercado e que influenciam a sua decisão e, consequentemente, os resultados. Também não é possível fazer um planejamento estratégico sem saber para onde ir, portanto, tenha a sua proposta de valor bem definida.

E como em todo jogo de xadrez, a sua estratégia tem que ser revista a cada jogada, afinal de contas, se as peças do adversário não se moverem como você havia planejado, não conseguirá êxito. Aqui já aprendemos a segunda grande lição, nenhum planejamento estratégico é estático. Ele pode e deve mudar a cada passo, se necessário, caso aquelas variáveis de mercado não tenham se mantido da forma como planejamos o seu comportamento. Faça uma análise de SWOT.

Uma série de empresas erra no planejamento estratégico por não quere muda-lo. Isto pode acontecer por vaidade, por prepotência e até por descuido, mas pode ser fatal para muitos negócios. Errar numa estratégia e insistir no erro pode significar o fracasso do empreendimento.

Defina no seu planejamento estratégico metas e objetivos bem concretos, e mais do que isso, defina parâmetros de como monitorá-los e medir o seu desempenho. Também não se esqueça de que não existe nenhuma realização sem um financeiro por trás. É obrigatório o seu planejamento estratégico estar alinhado com o seu financeiro. Elabore estas métricas para curto, médio e longo prazo, e defina qual será o parâmetro ou o valor que fará você rever o seu planejamento, periodicamente.

Pronto para ser um estrategista nos negócios? A Comunidade Empreendedora tem os melhores mentores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.

 

Por: Jovem Empresário


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você