Condor Connect
Condor Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O Brasil precisa acabar com o corporativismo, caso contrário, o corporativismo acaba com o Brasil.

O Brasil precisa acabar com o corporativismo, caso contrário, o corporativismo acaba com o Brasil.
Heverton Anunciação
out. 21 - 4 min de leitura
000

Eu tenho estudado o Brasil e sua cultura nos meus últimos 35 anos. O Brasil é amado pela sua alegria de viver, pela sua criatividade de com pouco fazer muito e, às vezes, apelando para “gambiarras” para atender suas necessidades. Gambiarras essas que ganharam o nome de “jeitinho brasileiro”.

Mesmo eu tendo optado em ficar no Brasil e ter atuando em 24 países, e assumindo que eu amo esse meu país, eu cheguei a conclusão de qual é o principal problema do país e seus cidadãos: o corporativismo doentio.

Talvez você irá dizer:

— Não! Eu não concordo, os principais problemas de Brasil são a corrupção! A insegurança nas ruas e na política! O nosso sistema de saúde, etc.. etc.

E, utilizando de forma exata e nada emotiva, eu discordo e confirmo: esses problemas que você aponta acima não são o problema, mas o efeito colateral do real problema. São os efeitos colaterais da praga do corporativismo praticado por cidadãos de todas as classes sociais no Brasil.

Agora, vamos aos dados e fatos:

1o) Um antigo presidente da república no Brasil disse: Para os amigos tudo, para os inimigos, a Lei.

2o) Um presidente da república do Brasil disse: eu não vou deixar ninguém prejudicar meus amigos e familiares. Um juíz pediu demissão para denunciar o erro, e muitos acusam o juiz e não o presidente.

3o) Em 1997 um grupo de jovens nas ruas de Brasilia bota fogo num índio Pataxó que dormia numa parada de ônibus. E será que nenhum dos amigos disse: isso é errado?

4o) Em 2020 um famoso jogador de futebol brasileiro foi denunciado por estuprar uma mulher na Itália enquanto ela estava embrigada. E será que nenhum amigo desse jogador falou: isso é errado, pare com isso?

5o) Um presidente da república do Brasil já foi casado 3 vezes, e nas 3 vezes, suas esposas estão envolvidas com lavagem de dinheiro da corrupção. Será que nenhuma dessas esposas tentou parar o erro praticado por seus maridos? As mulheres não eram para serem melhores que os homens em suas emoções?

6o) Numa cidade do Goiás um líder espiritual utilizava o seu poder financeiro por décadas para estuprar pacientes enquanto deveria apenas ajudá-las em suas cura espiritual. Muitos cidadãos dessa cidade se tornaram cumplíces dele, pois a receita financeira da cidade era mais importante do que o prejuízo moral.

7o) A família mais famosa no Brasil no ramo da construção cívil está envolvida na corrupção de grandes obras. O patriarca e o filho dessa família estão brigados e sem falar, pois o pai acha que o filho não deveria ter denunciado, afinal, para ele a corrupção valeria a pena sempre.

8o) Um grande chefe da maior quadrilha de traficantes do Brasil envia uma gravação para os seus comparsas: vocês devem mentir para a polícia e para o juiz, mas nunca para um membro de nossa quadrilha.

Daí você irá se perguntar: o corporativismo só tem um lado ruim? E eu respondo: lógico que existe um corporativismo ético e bom, mas no Brasil esse ainda é silencioso, discreto e tímido. Um certo juiz brasileiro disse: faça a coisa certa, sempre.. e ninguém entendeu isso.

A psicologia social diz que “julgamos os outros pelo que somos” numa teoria do espelho, logo, ainda não aprendemos a julgar o que é certo (estatisticamente falando), isso porque, muita gente ainda “lucra” com o lado negro e errado da força. Afinal, se torna perigoso e até mortal no Brasil se você tentar “retirar o queijo” de quem está lucrando com esse queijo.

Heverton Anunciação
www.heverton.com.br


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você