Condor Connect
Condor Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Multidisciplinaridade

Multidisciplinaridade
Khetlin Andrade
mar. 26 - 2 min de leitura
000

Um empreendimento de sucesso deve ter um desempenho ideal em várias áreas do conhecimento empresarial. Gestão, finanças, recursos humanos, comercial, etc, todas as áreas se conectam. Isto se chama multidisciplinaridade.

Quando falamos de novos negócios, a responsabilidade em garantir que todas estas áreas se conectem recai sobre o empreendedor. Em muitos casos, e por falta de recursos humanos, o próprio empreendedor acaba assumindo várias áreas dentro da empresa.

No entanto, é muito difícil que uma só pessoa consiga demonstrar habilidades em todas as áreas do conhecimento empresarial, pois são áreas muito distintas.

O ideal é montar uma equipe multidisciplinar, com integrantes especializados em áreas do conhecimento específico, mas que se completam e são necessárias para a realização de um projeto.

Vale ressaltar que cada equipe deve ser montada mediante a necessidade e possibilidade de cada empresa, e que todo o investimento deve ser bem planejado.

Recursos humanos representam um importante custo para qualquer empresa, e a escolha deve passar por um rigoroso critério de seleção.

No entanto, quando colocamos pessoas especializadas trabalhando, elas buscam liberdade de ações em suas áreas específicas, empregando o seu conhecimento para direcionar as ações da empresa.

Surge a necessidade de uma liderança, que é a pessoa que vai tomar as decisões, que vai dar as diretivas principais dos trabalhos e escolher, diante das informações especializadas, o consenso que vai traçar os rumos estratégicos do negócio. Aqui o papel do empreendedor assume uma importância fundamental.

Por isto, por mais que não seja possível um empreendedor se especializar em todas as áreas, é necessário que ele adquira esta capacitação multidisciplinar a fim de que possa usar este conhecimento para a melhor tomada de decisão.

 

Por: Jovem Empresário


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você