Condor Connect
Condor Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Mulheres à frente do mercado de sustentabilidade com Luciana Müller.

Mulheres à frente do mercado de sustentabilidade com Luciana Müller.
Khetlin Andrade
mar. 26 - 4 min de leitura
000

 

Não é de hoje que as mulheres vêm ganhando espaço no mercado antes dominado pelos homens. Descubra as mulheres à frente do mercado de sustentabilidade com Luciana Müller.

 

A mulher vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho antes dominado pelos homens. Apesar de ainda aparecer timidamente em alguns setores, vemos que este espaço não é uma conquista dos movimentos sociais não, mas é uma constatação da competência maior da mulher, principalmente em algumas áreas de competência.

 

E na área de sustentabilidade não é muito diferente não. Marcado pela presença de profissionais de Engenharia, este mercado foi amplamente ocupado por homens, mas este é um cenário em transformação, conforme constatou o próprio conselho federal de engenharia no evento da 75ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia em Maceió, com pautas específicas sobre a participação da mulher na Engenharia.

 

Nossa prova viva é a mentorada Luciana Müller, Engenheira Ambiental. Desde cedo sempre foi motivada a superar dificuldades, principalmente quando resolveu buscar sua formação profissional e se dedicar a uma área que, tradicionalmente, era dominada pelos homens. Mas Luciana é uma pessoa persistente. Para ela: “Acredito que o verbo vencer pode ter várias interfaces. Mas a derrota é simplesmente o deixar de acreditar, o de se render as situações adversas e parar de tentar.”

 

Sofrer uma derrota é difícil, mas com certeza é muito mais gratificante e enriquecedor do que a derrota de não ter enfrentado a batalha. Luciana jamais seria engenheira se não tivesse tentado. Ela é uma empreendedora nata, e faz questão de dizer que foi sua família que a tornou assim. Para Luciana é da natureza intrínseca do ser humano se reinventar. E mesmo formada, ainda diz que: “pra quem quer crescer na vida, a capacidade de ser reinventar é muito mais importante que um curso superior.”

 

Uma característica muito marcante do perfil de Luciana é a empatia, a capacidade de se colocar no lugar dos outros e compreender o que ele sente, entender seus desejos e necessidades. “Quando falo de sustentabilidade empresarial, preciso entender em que meus serviços e produtos agregam valor à organização, além das necessidades dos stakeholders envolvidos no processo, e também dos tomadores de decisão.”.

 

As metodologias utilizadas para seus treinamentos e workshops In Company visam extrair o que tem de melhor em cada pessoa, na construção de futuros desejáveis, mais sustentáveis. “Acho muito bonito defender o meio ambiente. Porém ele não pode ser pensado isoladamente. Deve englobar questões sociais e econômicas.”, conta Luciana.

 

Luciana ainda complementa: “Você pode desenvolver uma tecnologia muito avançada para resolver um problema ambiental, mas ela só vai ser efetiva se agregar valor a uma organização. De outra maneira, acredito influenciar novos empreendedores por compartilhar minhas dores, e isso gera uma conexão.”

Apesar de sua extrema competência, para Luciana participar no mercado de trabalho ainda não é nada fácil: “A voz da mulher sempre soa mais baixa. Muitas vezes sua opinião vai ser ignorada, depois vai voltar como sugestão de um homem e ser aceita. E você vai repetir: era isso que eu estava tentando falar desde o início!”

 

Hoje Luciana participa da Global Shapers Community, uma comunidade global ligada ao Fórum Econômico Mundial, com outras dezenas de pessoas incríveis. Conhecida pela sua capacidade de gerar oportunidades, como influenciadora, leciona a frente de turmas de futuros engenheiros, inspirando e instruindo para o futuro.

 

Uma frase que Luciana Müller deixa para a Comunidade Empreendedora: “Se um dia estiver desanimado(a), pensando em desistir, saiba que a vida só está te preparando para momentos intensos de realização. Tenha fé e paciência.”

 

Projeto Jovem Empresário, ajudando a construir mais uma parceria de sucesso para seus mentorados. Continue acompanhando na Comunidade Empreendedora as ferramentas para o seu negócio. Fique ligado.

 

LINK DA COMUNIDADE EMPREENDEDORA

 

Aproveite também a parceria com nosso ecossistema empreendedor, compartilhe agora e comece a colher as recompensas de ser um membro da Comunidade Empreendedora.

 

Por:  Jovem Empresário


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você