Condor Connect
Condor Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Monetizar o seu negócio: você sabe fazer?

Monetizar o seu negócio: você sabe fazer?
Khetlin Andrade
mar. 26 - 5 min de leitura
000

 

Que empreendedor é uma figura que trabalha muito, isto todo mundo sabe, mas será que o empreendedor sabe monetizar o seu negócio? Veja as dicas do Projeto Jovem Empresário para você.

Todo empreendedor no início de sua jornada passa pelo dilema de colocar um preço no seu produto ou serviço, mas mais do que apenas uma relação de quantificar os custos para se estabelecer um produto mínimo viável, estamos aqui falando de um modelo de receita, ou seja, de que jeito e quanto eu vou cobrar do meu cliente. Afinal de contas, todo empreendedor trabalha para ter a sua liberdade financeira e, portanto, o seu negócio precisa gerar lucro.

 

Monetizar não é só uma questão de qual é o valor a ser cobrado, e muitos empreendedores esbarram neste pequeno detalhe, sabem o quanto querem ganhar, mas não sabem como cobrar isto dos seus clientes. Bom, a primeira coisa que todo empreendedor precisa levar em consideração é que o seu modelo de receita está muito relacionado ao seu modelo de negócio. Estabelecer um preço pode significar o empreendedor ter que mudar a estratégia do seu modelo de negócios primeiro.

 

Mas não se preocupe, não tem nada de errado em mudar o seu modelo de negócio, muito pelo contrário. As grandes empresas vivem fazendo isto constantemente para estarem atentas às mudanças do mercado e também da concorrência. O modelo de negócio está relacionado a forma daquilo que o cliente adquire, que pode ser através de um software, um marketplace, um aplicativo, um produto físico, um serviço ou diversas outras opções. São os vários formatos que o seu cliente adquire o seu produto ou serviço.

 

O modelo de receita está relacionado a forma como o seu cliente irá pagar pelos produtos ou serviços que está levando, ou seja, como você vai ganhar dinheiro sobre aquilo que você entrega para o cliente. Mas não se trata apenas de formas de pagamento, o conceito de modelo de receita vai mais além. Trata-se da forma de se relacionar com o seu cliente antes de ele decidir fechar a compra. O modelo de receita mais tradicionalmente aceito pelo mercado é o de compra direta, ou seja, pagou levou. Funciona muito bem para produtos ou serviços em que o cliente não manterá uma regularidade de compra e, as vezes, não manterá um relacionamento com a sua empresa.

 

Outro modelo é aquele em que você oferece para os clientes dois produtos para o mesmo problema, uma com menos funcionalidade e uma versão mais barata (ou até mesmo gratuita, no caso de softwares) e outro produto com uma versão mais cara e com mais funcionalidade; neste modelo você negocia a compra com o cliente mostrando para ele como o seu produto mais cara é melhor ou traz mais vantagens. O modelo de assinaturas é aquele em que há uma cobrança recorrente do cliente em que, durante aquele período, o mesmo poderá se beneficiar dos seu produto ou serviço; neste modelo o primordial é oferecer qualidade para que o cliente queira permanecer.  Outros modelos também aparecem como o modelo por publicidade, quando você vende a audiência do seu público para os anunciantes (como é o caso dos sites patrocinados e canais de mídia digital como youtube); e muitos outros.

 

Escolher qual é o modelo de receita que vai monetizar o seu negócio é quase tão importante quanto o próprio produto ou serviço que você oferece. Esta escolha é estratégica tanto para conquistar e quanto para reter clientes. Nesta escolha é essencial conhecer o seu cliente para saber se ele estará ou não estará confortável com o meio como vai te pagar. Cliente insatisfeito tem maior propensão a deixar de ser o seu cliente e ir para a concorrência.

 

Aprenda mais como os empreendedores monetizam seus negócios. A Comunidade Empreendedora tem os melhores mentores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.

 

Por: Jovem Empresário


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você