Condor Connect
Condor Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Ler e empreender, empreender e ler.

Ler e empreender, empreender e ler.
Khetlin Andrade
mar. 25 - 8 min de leitura
000

 

As características que definem um empreendedor são necessárias para criar e fazer prosperar um empreendimento, mas não o suficiente.  Para conseguir enxergar uma oportunidade, para ter uma ideia e para implementá-la, é vital ter conhecimento, e diversificado. Existem empreendedores natos em todos os países, mas a rusticidade, falta de conhecimento,  e a sofisticação, conhecimento necessário, do empreendedor, e do ambiente de empreendimento, é um dos fatores relevantes que define a diferença de sofisticação e magnitude dos empreendimentos entre esses países.    

A leitura não é a única forma de adquirir esse conhecimento, mas é a antes,  a durante e a depois, das outras formas. Antes, porque ajuda aumentar a fluência cognitiva, mais sinapses, mais capacidade de enxergar oportunidade, mas capacidade de implementá-las. Durante, porque tão importante quanto ser inteligente é ser sábio para empreender. A inteligência serve para resolver os problemas da empresa, a sabedoria, para se antecipar a eles. A leitura faz com que se aprenda com erros e acertos de outros, muitas vez mais experientes, mais qualificados e com conhecimento consolidado sobre aquilo que talvez para você seja novidade. Depois, porque empreendedorismo e selvageria tem uma semelhança cruel, se o empreendedor não está bem adaptado para o ecossistema, ou a empresa vira preza, ou vive em estado vegetativo, ou morre por inanição. A leitura ajuda a ter visão ampla, panorâmica, holística e também especifica, aguda, analítica,  do ecossistema. Ela ajuda o empreendedor aprimorar-se continuamente e também para ter preparo intelectual e destreza mental para se adaptar sempre que houver variações no meio.

Visto o exposto, a Sophia achou por bem deixar algumas dicas que ela considera salutar ao jovem empreendedor ler.

O MITO DO EMPREENDEDOR ( Michael E. Gerber- 25 anos de experiência em consultoria de microempresa nos Estados Unidos): Todo empreendedor que nunca teve um negocio, ou que não tem um guru da administração a disposição, haveria de lê-lo. Ele fala que há três personalidades dentro de um empreendedor: o empreendedor, o técnico e o administrador e que muitos empreendedores levam seu empreendimento a falência porque não tem consciência dessa distinção. O livro abre a mente do empreendedor para que não cometa os erros e pratique os acertos identificados por ele.

PEQUENOS GIGANTES (Bo Burlingham): Você quer uma empresa para mudar o mundo, para ter o antes e depois de você no mundo do empreendedorismo, ou quer apenas dar uma boa vida para você, para tua família e amigos. Esse livro faz você pensar qual é o objetivo de você montar tua empresa. Que crescer de forma alucinada não precisa ser a única opção para o sucesso do teu empreendimento.

STARTUP ENXUTA (Eric Ries): Esse já é ao contrário, esse é para quem quer crescer de forma alucinada, no bom sentido. Cresça rápido, venda, e vá pra casa com o bolso cheio de grana, ou quebre rápido com menor prejuízo possível. A última opção é mais provável, mas lendo o livro, você aumenta a chance de estar na primeira, da primeira vez, da segunda ou até conseguir. Ele enxerga a startup como um experimento,  no qual se aprende mesmo que não se confirme a tese.

ORGANIZAÇÕES EXPONENCIAIS(ExO)(Ismail Salim): Startup Enxuta é para os unicórnios, este livro, é para os TRICÓRNIOS,  para quem começa seu negocio pensando lá na frente, como vai ser daqui a trinta anos. Mesmo um negócio simples, pode se tornar um gigante usando o poder do crescimento exponencial, ou, ao contrario, mesmo uma grande empresa, corre o risco de ser tragado por uma ExO. Este livro ensina os conceitos e parâmetros que caracterizam uma organização exponencial.

DE ZERO A UM(Peter Thiel-fundador do PayPal e Blake Masters): Há um ditado que se conselho fosse bom, não se dava, se vendia. Quem criou esse ditado, posso garantir, não era amigo da Sophia. Mas empreendedor, se for para comprar conselho, compre esse livro. Tem ótimos conselhos de empreendedorismo, especialmente para startups, mas assim como muitos dos conceitos ensinados pelo livro Startup Enxuta serve para qualquer empreendimento, os deste também.

AS ARMAS DA PERSUASÃO(Robert Cialdini): Um dos conselhos do De 0 a 1, é que, por mais que você não goste, a venda é implícita a quase tudo que se faz; um produto, uma ideia, uma causa, ou você mesmo. Este livro revela seis armas quase que infalíveis para vender. Mas cuidado, como viu, no próprio título ela fala em arma, e como toda arma, nesse caso metaforicamente falando, pode ser usado para perpetuar a tua vida, ou para encurtar as dos outros. Medite sobre ética, honestidade, empatia, competência, antes de lê-lo, pois existe uma linha muito tênue entre melhor vender uma proposta de valor e consciente ou inconscientemente ludibriar as pessoas para adquirirem algo que não precisam.

HACKING GROWTH: (Morgan Brown e Sean Elli):  Como seria bom prestar um serviço ou oferecer um produto e eles se venderem sozinhos.  Esse livro ensina conceitos para inserir recursos ou funcionalidades dentro do produto ou serviço visando atingir ou chegar próximo desse objetivo, economizando consideráveis recursos em publicidade, muitas vezes, recursos jamais disponíveis para a realidade do empreendimento.  

A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL(W. Chan Kim, Renee Mauborgn):  Como escapar da concorrência perfeita chamada pelo autor de oceano vermelho que dilapida os lucros e criar um produto novo de sucesso que ele chama de oceano azul e recuperar a lucratividade.

TRAÇÃO (Weinberg Gabriel e Mares Justin): Ensina 19 meios de tracionar, vale para todo tipo de empresa, não apenas startups. É vital para quem está começando, adquirir o conhecimento desse livro.

DE ONDE VEM AS BOAS IDEIAS( Steven Johnson): Empreendimentos sempre demandam boas ideias, mas não existe uma rede de fornecedores de ideia para compra online, nem procure. Esse livro ensina as condições necessárias para gerar boas ideias. Nota da Sophia: Esse livro não foca no tema leitura, mas ler, inclusive este livro,  é uma das formas de gerar novas ideias...

TRABALHE 4 HORAS POR SEMANA( Imothy Ferriss) – Nem se alegre, não é para ensinar você vadiar... confesso, é sim.  Pra que ficar se matando para fazer algo, se você pode terceirizar, o livro defende uma mentalidade de fazer apenas o essencial, e terceirizar o resto, fazendo com que você gaste teu tempo só nas atividades estratégicas da empresa, sobrando mais tempo para...

BUSINESS MODEL GENERATION: Inovação Em Modelos De Negócios(Alexander Osterwalder e Yves Pigneur): Esse livro fez o que a Sophia está fazendo para a leitura, juntar essências percebida intuitivamente pelas pessoas de forma dispersa relativo há uma necessidade e condensar em uma palavra, uma metáfora, no caso, CANVAS para que todos entendam seu significado. A palavra canvas remete imediatamente ao que se precisa fazer para modelar um negocio, sem intuição, sem dúvida, com convicção.

Não se preocupe em absorver de primeira mão tudo que ler nesses e em outros livros do tema, pois a função primária da leitura é fazer você deixar de ignorar o que ignora.  A primeira leitura lhe põe em contato com conhecimento que permite ter visão panorâmica de assuntos que talvez você desconhecesse no mundo do empreendedorismo.  No oceano do conhecimento empresarial, você diminuirá o risco de ser uma foca navegando em mares de orcas. Quando precisar, relê.

A leitura também ajuda você aprimorar o ecossistema, pois se todos que arriscam em empreender se preocuparem em se aprimorar,  aumentarão a sua fluência cognitiva, ou seja, as ideias boas terão vias mentais desobstruídas para trafegar. Assim como você terá mais chance de ter boas ideias, saberá reconhecer uma vinda de outros empreendedores.  Você ajudará manter um ecossistema propicio a apoiar e a ser apoiado.

Por: Jonas Cardoso dos Santos


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você