Condor Connect
Condor Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Inovar é o melhor presente neste Natal

Inovar é o melhor presente neste Natal
Condor Connect
dez. 23 - 4 min de leitura
010

Nestas festas de fim de ano, vale a pena reforçar a importância da cultura de inovação para transformar a vida das pessoas e proteger o planeta

Não tenha dúvida: apostar na inovação é um belo e recomendado presente de Natal para todas as pessoas à sua volta. Prova disso é um estudo da Nielsen IQ, que coloca o protagonismo social como um fator estratégico fundamental para as empresas de qualquer setor: afinal, o consumidor mudou sua percepção das marcas e espera delas um comprometimento real com as necessidades da sociedade e também em relação à proteção ao meio ambiente.

Nessa pesquisa, 66% dos entrevistados afirmaram estar dispostos a pagar mais por produtos e serviços de organizações comprometidas com o impacto social de suas iniciativas. Em tempos de Natal, vale a pena refletir sobre o papel da inovação não apenas pela sua capacidade de agregar valor, gerar riqueza e oferecer empregos estáveis e de qualidade, mas sim pelo seu poder de melhorar e tornar mais fácil a vida de milhares de pessoas.

A inovação tornou-se um importante agente de transformação social. Por isso, deve ser valorizada e reconhecida, afinal, é um investimento mais que necessário. Além de ajudar a promover novos modelos de negócios, garante serviços e melhorias aos processos fazendo com que inúmeros progressos cheguem a quem realmente precisa.

No clima natalino, veja como a inovação tornou-se peça-chave em alguns importantes segmentos:

* Inovações científicas: aumentaram o otimismo e a qualidade de vida. No que se refere à saúde, os ganhos são surpreendentes na Medicina. Para se ter uma ideia, os avanços nos tratamentos de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares reduziram de 60% a 70% os índices de mortalidade devido à isquemia cerebral e vários problemas cardíacos, por exemplo, nas últimas décadas.

* Progressos na agricultura: a inovação não só aumentou a quantidade e a qualidade de culturas, mas serviu para expandir a produção inclusive para áreas áridas ou que não pareciam apropriadas para esse trabalho. Isso tudo é sinônimo de garantia de renda e oportunidades para milhares de famílias.

A inovação social é outro ponto que merece ser ressaltado. A possibilidade de criar ou até mesmo renovar algo em prol da sociedade tem feito a diferença na rotina de milhares de pessoas. Trata-se de apontar novas soluções para problemas e outros anseios do coletivo, que podem ser alcançados por meio das tecnologias ou outros processos.

Aliás, a inovação social é fundamental para que seja possível tornar realidade os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – a agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas  sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030 (as ODS abrangem  questões como a erradicação da pobreza; educação de qualidade; igualdade de gênero; cidades e comunidades sustentáveis; água limpa e saneamento; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; paz, justiça e instituições eficazes; parceria e meios de implementação; redução das desigualdades; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; entre outras questões).

Sem dúvida alguma, a inovação transformou a vida no planeta e trouxe importantes questões para debate e conscientização de toda a sociedade. Em tempos de pandemia, tornou possível as relações em meio às necessidades de isolamento social e outras medidas preventivas contra o coronavírus graças ao seu poder transformador e às inúmeras possibilidades criativas que permite.

No dia a dia, a inovação diminuiu distâncias, garantiu oportunidades de trabalho, disseminou solidariedade, renovou esperanças e abriu caminho para respostas e soluções. Por essas e outras razões, neste Natal o desejo é um só: que essas incríveis transformações sejam capazes de conquistar mais corações e mentes, fazendo do nosso mundo um lugar cada vez melhor. Inovar deve fazer parte do nosso DNA, sempre com empatia, disposição, respeito à diversidade, superação de preconceitos e pensamento coletivo. Vale a pena compartilhar essa ideia. Boas festas a todos!

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você