[ editar artigo]

Inovação e Transformação Digital, uma certeza!

Inovação e Transformação Digital, uma certeza!

Na jornada turbulenta de nosso dia a dia fica difícil parar e pensar, por onde começar a gestão da inovação e transformação digital e como entro neste mundo desconhecido tornando minha organização competitiva e digital? Acredito que o ponto inicial é buscar informação, realizar benchmarks empresariais disruptivos, buscar conhecimento em instituições de ensino e estar aberto a colaboração mútua e irrestrita para definir o melhor conceito para implementação focada e para encontrar o melhor projeto com chance de sucesso.

Atualmente é limitada a população empresarial que tem por objetivo buscar entender o que é, e quais os benefícios que a gestão da inovação e a transformação digital traz, além de apenas implementar tecnologias, robôs, sensores, intensificar os métodos de melhoria continua ou realmente criando a disrupção utilizando todos os meios e tecnologias disponíveis para gerar facilidade e conveniência através da colaboração.

Além do entendimento e a dificuldade de enxergar o plano de implementação, o maior desafio é colocar em prática e iniciar a jornada! As empresas e seus colaboradores em sua grande maioria não estão preparados nem capacitados a iniciar a jornada e mudar a cultura sendo que a terceira revolução industrial ainda não foi totalmente digerida e implementada. Outro grande desafio é a globalização, onde empresas operam e distribuem seus negócios em diversos países com múltiplas legislações e regras tributárias, onde nem todas as iniciativas ou estratégias funcionam. Para desenvolver um bom plano de transformação digital, as iniciativas devem ser pequenas, flexíveis e construídas focando em viabilizar e sensibilizar a organização para o novo mindset que esta por vir. Um plano de mudança também é essencial para endereçar cada ponto de mudança e seu impacto dentro da organização. Tentar colocar em prática uma única estratégia, sem analisar os impactos locais ou regionais, é dar um tiro no próprio pé, onde querendo inovar, a organização não permite que as iniciativas ou mudanças criem vida própria.

A mudança de mindset aliada a mudança da cultura organizacional vai alavancar os processos de transformação digital e garantir o sucesso das organizações que decidirem começar neste caminho sem volta. As organizações que não aderirem vão ter seus negócios reduzidos ou até mesmo substituídos por um modelo mais eficaz, colaborativo e totalmente disruptivo ao modelo atual ultrapassado, levando-as ao fracasso. A colaboração não é bem vista e bem vinda atualmente nas organizações, algumas com medo de divulgar e perder o seu grande segredo ou criar novos concorrentes, mas a realidade é diferente, onde durante o processo de transformação e colaboração, novos negócios nascem ou crescem de maneira exponencial e até mesmo explorando novas oportunidades ou novas perspectivas criadas durante o processo de aprendizado que primeiramente não estavam previstas ou ligadas ao negócio inicial.

É importante entender também que inovar significa estar aberto à grandes mudanças e implementações rápidas, esperar 12 a 18 meses não é uma opção! Neste momento, é ineficaz focar no futuro, se o consumidor está necessitando o produto ou serviço para hoje. Devemos também derrubar os muros entre departamentos fazendo os colaborar para entregar o que o consumidor quer e não competir para saber qual área entregou ou falhou. Se falharmos o consumidor não recebe o que deseja! Se demorarmos alguém já terá feito!

Concluo pensando que serão exponenciais as organizações que no presente e/ou em um futuro muito próximo buscarem a colaboração, aprendizado, derrubarem os muros e convicções ultrapassadas e entrarem nesta jornada imediatamente, construindo uma organização com sangue digital e foco disruptivo pensando na verdadeira necessidade e conveniência do consumidor.

André Bacellar

Condor Connect
André Bacellar
André Bacellar Seguir

Mentalidade inovadora e disruptiva, orientada para o design, espírito intraempreendedor, paixão pela diversidade e foco humano. Mudança de mentalidade e cultura, impulsionando iniciativas e construindo estratégias de inovação aberta na Mondelez.

Ler conteúdo completo
Indicados para você