Condor Connect
Condor Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Expo 2020 Dubai e as possibilidades para o mundo do futuro

Expo 2020 Dubai e as possibilidades para o mundo do futuro
Condor Connect
dez. 3 - 5 min de leitura
000

Adiado por um ano, o evento, que espera receber 25 milhões de visitantes até março de 2022, trará à tona, entre outros destaques, soluções para a sustentabilidade e mobilidade

A atenção mundial está voltada ao Oriente Médio desde o início de outubro. Pela primeira vez realizada na região, a Expo 2020 Dubai, adiada por um ano por conta da pandemia, promete grandes discussões em torno de temas inovadores nas mais diferentes áreas.

Com expectativa de público em torno de 25 milhões de pessoas, a Expo 2020 Dubai, que será realizada até o dia 31 de março de 2022, tem como tema “Conectando mentes, criando o futuro” e focará em soluções para sustentabilidade, mobilidade e outras oportunidades.

Quando o assunto é mobilidade, destaca-se, por exemplo, o projeto dos interiores das cabines dos aviões para o futuro. Ao que tudo indica, as turbinas das aeronaves serão mais eficientes e leves, consumindo cada vez menos combustível.

Outro ponto interessante na Expo 2020 Dubai no quesito mobilidade diz respeito ao Hyperloop, um tipo de cabine pressurizada com levitação magnética que correrá por túneis. Ele chegará a mil quilômetros por hora e, até o momento, apenas o protótipo está pronto.

Maior e mais antigo evento mundial, a Expo, realizada a cada 5 anos, surgiu em 1851. Sua última edição, em 2015, foi em Milão (Itália) e a próxima está agendada para 2022 nas cidades japonesas de Osaka e Kansai. Trata-se de uma oportunidade incrível para o compartilhamento de criações e inovações de todos os cantos do planeta.

Para se ter uma ideia da importância da Expo para a inovação, em outras edições foram apresentadas criações como o celular, a máquina de raio-x, o sorvete de casquinha e até mesmo a Torre Eiffel – construída para o evento de 1889. Em outras palavras, é um espaço democrático e fundamental para debates de interesse mundial.

A Expo Dubai 2020 também tem outra novidade: é a primeira vez, desde o início do evento, que cada um dos países participantes – mais de 190 nações – terá seu próprio pavilhão. Eles estão divididos em distritos temáticos (oportunidade, mobilidade e sustentabilidade), totalizando 4,38 quilômetros quadrados, e promoverão inúmeras experiências – por meio de palestras, fóruns de liderança, painéis de discussão, seminários, exposições ou workshops.

O Brasil na Expo 2020 Dubai

O pavilhão brasileiro foi montado no distrito da sustentabilidade. O visitante que passar pela área terá uma imersão em visões, sons e cheiros do país. Destacam-se entre as atrações uma lâmina d’água, representando rios e lagos do país. O público poderá caminhar por entre essas belezas naturais.

A proposta também é de aproveitar a Expo 2020 Dubai como uma oportunidade de geração de negócios para empresas brasileiras. A expectativa é que a maioria dos visitantes seja formada por árabes, chineses e indianos, que simbolizam imensos mercados para os produtos e serviços nacionais.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) aposta na Expo 2020 Dubai como uma vitrine para “reposicionar” sua imagem diante da comunidade internacional. A entidade também vê o evento como um excelente caminho para vencer a crise econômica favorecida pela pandemia.

Fora os pavilhões que abrigam importantes informações e experiências oferecidas pelos países participantes, a Expo 2020 Dubai reúne ainda atrações culturais e de lazer para famílias e crianças, apresentações artísticas, encontros de negócios e semanas temáticas, em que se discutirão questões urgentes como clima e biodiversidade, água, exploração espacial, saúde e bem-estar, entre outros temas.

Conheça as principais categorias da Expo 2020 Dubai

Com o objetivo de estimular discussões de interesse mundial, o calendário de atividades do evento é dividido em sete categorias principais, que têm a missão de reconhecer a diversidade e variações culturais de todo mundo. Confira:

* Celebrações internacionais: eventos que ressaltam valores e aspirações comuns a todo mundo.

* Dias internacionais: idealizado a partir de uma parceria da ONU com os Emirados Árabes, a iniciativa permite prestigiar os principais eventos globais e promove conversas sobre temas fundamentais a todos os países.

* Dias nacionais: momento para homenagens a líderes de diferentes nações e para comemorar datas importantes dos diferentes países.

* Programa de entretenimento: estão previstas apresentações de artistas do mundo todo.

* Programa de participantes: por meio do teatro, música, dança e outras formas de arte, é criado um grande mosaico de experiências que traduz culturas e costumes de todo planeta.

* Programa para pessoas e planeta: momento de avaliação do que precisa ser repensado para proteger a natureza e favorecer a vida no planeta. Espaço para soluções e esforços.

* Programa de negócios: momento dedicado ao networking e à troca entre os países, que pode favorecer a economia global.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você