[ editar artigo]

Empreender não é para qualquer um!!!

Empreender não é para qualquer um!!!

Vejo por aí muitas pessoas se considerarem empreendedoras porque tiveram uma ideia ou porque pretendem ter um negócio.

Ser empreendedor é muito mais do que isso. Exige, como em qualquer outra profissão, dedicação, tempo e estudo.

Ser empreendedor não é para qualquer um, e não é mesmo. Não que você precisa ser um super herói ou ser uma pessoa especial. Mas vai exigir de você muita superação.

Ser empreendedor não exige de você só habilidades técnicas, é a junção do comportamento, da curiosidade, do entusiasmo e da ousadia.

Muitas vezes habilidades que precisam ser conquistadas ou construídas no caminho. E é aí que começa a superação.

Costumo dizer que nesse universo empreendedor não dá para roubar no jogo, ou você se dedica e aprende, ou você perde.

Ser empreendedor é conseguir trocar a roda do carro com ele andando, é conseguir criar, desenvolver, executar, acreditar e vender.

Não nascemos com todas essas habilidades, mas com certeza podemos desenvolvê-las com muita dedicação.

Algumas pessoas nasceram com o dom, mas são só algumas pessoas, não a maioria. A maioria é assim como eu e você, tem que ralar muito...

Vemos muitos empreendedores com 3 meses de negócio achando que sabem tudo, vemos empreendedores ansiosos, vemos empreendedores fascinados e iludidos pela ideia, vemos empreendedores achando que dá para dar um jeitinho, vemos empreendedores querendo ir direto para venda sem bala na agulha, vemos empreendedores gastando sem ainda ter ganho...

E por que isso acontece com quase todos nós?

Porque não temos o hábito de parar, de estudar e de se preparar.

Achamos que empreender é fácil e qualquer um pode. Que nós não precisamos nos preparar, porque já sabemos o suficiente.

Com a falsa ilusão de que sabemos tudo, ficamos na verdade mergulhados na parte que temos mais afinidade e esquecemos o resto, com a falsa sensação de que está tudo sob controle.

E é bem ai que mora o perigo, é aí que nasce o empreendedor que chora na crise, se justifica com a economia, coloca a culpa na sociedade por todos os seus erros.

Não, não é fácil empreender, e não é pra qualquer um!

A pessoa que tem a intenção de realmente empreender precisa entender que tudo leva tempo e que tudo precisa ser construído o tempo todo, que tudo muda o tempo todo, e que precisamos estar o tempo todo preparados. E isto só é possível se não pararmos nunca, estarmos em constante evolução, nos superando dia após dia.

O empreendedor não tem o perfil especialista, ele precisa ter o todo, enxergar a frente e entender que toda oportunidade é única, e toda possibilidade de oxigenação pode ser o motivo dele ainda existir.

É fácil se enganar achando que empreende quando na verdade você só está gerindo um negócio ou se iludindo com uma ideia.

Empreender não é pra qualquer um e é muito mais do que ter uma ideia, é concretizar sonhos.

Empreender e ir além!!!

Condor Connect
Kauana Vissotto
Kauana Vissotto Seguir

Atuo como mentora e investidora de startups. CEO e founder do Condor Connect e do Labiie - Lab de Inovação em inteligencia empreendedora Professora formadora da UFPR e co-autora em alguns livros. 41999967003/kauana@condorconnect.com.br

Ler conteúdo completo
Indicados para você