Condor Connect
Condor Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Empreender de forma Colaborativa.

Empreender de forma Colaborativa.
Khetlin Andrade
mar. 26 - 4 min de leitura
000

 

O Projeto Jovem Empresário criou a Comunidade Empreendedora para ser uma plataforma online de empreendedorismo colaborativo. Veja neste artigo qual é a importância de empreender de forma colaborativa.

 

Muitos empreendedores que já chagaram lá falam que para você ter sucesso é preciso ser agressivo, colocar a faca nos dentes e ir para a arena. Mas esta linguagem figurativa tem muito mais a ver com a motivação de ousar e inovar e competir para sair a frente do que de tornar a jornada de empreender uma competição contra o seu concorrente.

 

Se você acha que o empreendedor que é seu concorrente está querendo te matar... erro seu. Ele na verdade só está querendo prosperar, assim como você. Competição sempre é um quesito que desafia o comportamento humano, e no empreendedorismo não poderia ser diferente. Pois saiba que enxergar o mercado competitivo como um parceiro e não como um adversário poderá tornar a sua jornada muito mais competitiva.

 

Isso mesmo. Já pensou em enxergar no seu concorrente uma oportunidade de parceria? A partir do momento em que você tira o foco do “adversário” e passa o foco para o seu negócio, a sua visão da concorrência com certeza vai mudar. O seu concorrente, assim como você, é um empreendedor obstinado, e pode ter muita coisa para te ensinar.

 

Algumas pessoas ficam com medo de abrir o jogo e expor suas ideias para os outros, com receio de que roubem a sua oportunidade. Pois saiba que uma boa ideia bem guardada nunca será mais do que uma ideia se você não colocá-la em prática, e o que hoje é uma boa ideia, amanhã já pode ser ultrapassada. Portanto, a partir do momento em que você compartilhar sua ideia, outras pessoas poderão contribuir com sugestões e dicas para que você possa tirá-la do papel o quanto antes. Mas sim, se você não fizer, outro alguém fará no seu lugar...

 

Quando compartilhamos nossas experiências de sucesso e de fracasso com os outros, estamos trabalhando colaborativamente. No mundo do empreendedorismo ninguém é tão autossuficiente que não tenha nada para aprender, nem tão específico que não tenha nada para ensinar. Colocar em prática o trabalho colaborativo estimula a criatividade, encontra soluções inovadoras e, ainda mais, pode encontrar na concorrência uma parceria de sucesso.

 

O trabalho colaborativo tem sido uma estratégia em grandes organizações para se trabalhar com equipes. Quem está de fora de uma equipe sempre se permite enxergar uma situação-problema com um ponto de vista diferente. Ora, resolver o problema dos outros sempre parece mais fácil do que resolver o nosso, não é mesmo? Ter ajuda para pelo menos pensar a solução é muito melhor do que trabalhar sozinho, e mais rápido também.

 

Na velocidade com que as coisas acontecem, o empreendedor não pode perder tempo. Portanto, quanto mais informações ele tiver na mão para a tomada de decisão, muito mais rápido esta decisão será tomada e, mesmo errando, mais rápido também ele poderá corrigir o rumo das coisas. Pense colaborativamente, e trabalhando para encontrar a solução para outro empreendedor, você enxergará por si só novas oportunidades para o seu próprio negócio.

 

O trabalho colaborativo também gera inúmeras oportunidades para se criar uma rede de contatos entre os colaboradores. Desta rede de contatos podem surgir novos negócios, novas parcerias, novos mercados. Esta atitude colaborativa é a estratégia inovadora do empreendedorismo para o século XXI.

 

Você que já empreende aqui, não perca esta oportunidade e comece a trabalhar colaborativamente agora mesmo. A Comunidade Empreendedora tem os melhores mentores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa.

 

Aproveite também a parceria com nosso ecossistema empreendedor, compartilhe agora e comece a colher as recompensas de ser um membro da Comunidade Empreendedora.

Por: Jovem Empresário


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você