Condor Connect
Condor Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Empreendedorismo: dados que você precisa saber.

Empreendedorismo: dados que você precisa saber.
Khetlin Andrade
mar. 25 - 3 min de leitura
000

 

Todo mundo fala que empreendedorismo está na moda, mas e aí, você sabe isto em números? Então acompanhe aqui os dados que você precisa saber.

 

Não somos apenas nós que estamos falando não. Assim como pesquisa eleitoral, dados da economia relativos ao empreendedorismo também são levados a sério. Existe uma organização que faz este levantamento pelo mundo chamada de Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Ela realiza pesquisas em todos os lugares do mundo e aplica os seus questionários através de parceiros nos diversos países. No Brasil as pesquisas são aplicadas pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).

Segundo a última pesquisa os dados apontam que 34,5% dos adultos entre 18 e 64 anos estão envolvidos com a criação do seu próprio negócio ou já tocam a sua empresa.

Um comparativo com alguns anos atrás, por exemplo em 2004, os dados apontavam 23%. Se considerarmos somente a população mais jovem, estes números também são expressivos. No último ano subiu de 50% para 57% o número de negócios em fase inicial em 2017 geridos por pessoas entre 18 e 34 anos.

Outro resultado desta pesquisa ainda aponta que pelo menos metade desses empreendimentos tem menos de três anos e meio de atividade. Isto reflete duas coisas: a primeira é que sim, o empreendedorismo está crescendo; a segunda coisa é que ele cresceu muito nos últimos anos.

 

 

Este resultado chega a ser tão expressivo que coloca o Brasil como o país mais empreendedor do mundo. Isto mesmo, estamos a frente de grandes potências como China e Estados Unidos.  Mas porque esse fenômeno acontece aqui, num país onde a burocracia e a taxa de impostos parecer ser um fator impeditivo? Segundo dados da própria pesquisa, depois da casa própria e de viajar, empreendedorismo é o terceiro maior sonho dos brasileiros, e cerca de 71% tem a satisfação e não a necessidade como o principal fator de motivação. O brasileiro gosta de empreender mesmo. Será que é o nosso jeitinho brasileiro?

 

Agora isto também mostra para nós que a crise econômica e principalmente o desemprego não são os principais forçantes do empreendedorismo. Embora também ajudem a impulsionar um pouco destes números, podemos atribuir que a redução da burocracia ajudou o aumento de formalizações de novos negócios verificadas nos últimos anos e que a melhoria do ambiente legal para empresas tem favorecido esta tendência.

Diversos especialistas já afirmaram que o empreendedorismo é o futuro global, e nós apostamos nesta ideia também. Se você já é empreendedor ou pensa em empreender, saiba que você está conectado com o futuro.

Aumente os números do empreendedorismo no Brasil. A Comunidade Empreendedora tem os melhores mentores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa.

Aproveite também a parceria com nosso ecossistema empreendedor, compartilhe agora e comece a colher as recompensas de ser um membro da Comunidade Empreendedora.

 

Por: Jovem Empresário


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você