Condor Connect
Condor Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Curitiba: a cidade inovação do Brasil

Curitiba: a cidade inovação do Brasil
Condor Connect
fev. 15 - 4 min de leitura
000

Os segredos de uma cidade que tem a inovação correndo por suas ruas

A capital do Paraná procurou sempre estar por dentro do avanço urbano e tecnológico, se espelhando em grandes cidades mundo a fora. Com isto, se tornou um celeiro de obras inovadoras.

O tamanho dessa inovação concedeu a capital no ano de 2020 o prêmio de uma das cidades mais promissoras do mundo pelo ranking Global Startup Ecosystem Report. Realizado pelo Startup Genome. O grupo analisa mais de 100 cidades no mundo todo e é reconhecido como um dos mais amplos sobre o setor. 

Ela também se destacou em ser a única do Brasil a integrar a lista do Top 100 ecossistemas mais promissores do mundo.  

A inovação mais recente feita pelo governo municipal foi o projeto para disponibilizar Wi-Fi gratuito em mais de 200 locais públicos. A conexão chegará aos terminais, praças e alguns parques da cidade. Todos poderão acessar internet sem nenhum obstáculo.  

E o projeto começa a vigorar na sua totalidade já a partir da segunda metade do ano. O governo municipal tem como objetivo a integração de todos e a inclusão com acesso à internet de qualidade para os habitantes.

Para fazer a conexão na rede Wi-Fi será necessário realizar a autenticação no Passaporte Curitiba, plataforma que gerencia as redes sem fio de internet pública. Após o cadastro o usuário poderá utilizar o mesmo login e senha em qualquer rede que se conectar.

O cadastro será feito através do link, disponibilizado pela prefeitura de Curitiba: https://passaporte.ici.curitiba.org.br/

O que Curitiba fez para estar nesse patamar de inovação

Para quem é morador é fácil responder, acompanhou o desenvolvimento na educação, transporte, saúde e emprego. Estando a frente de muitas cidades na prática de inovação, a cidade conquistou o prêmio de cidade mais sustentável e logo em seguida recebeu o de melhor saúde pública entre as capitais brasileiras. 

Todos esses prêmios não só engrandecem a cidade, mas também colocam seus moradores em um ecossistema de conforto. Este ecossistema abre portas para novas empresas investirem e se estabelecerem dentro da capital. Por possuir esse alto poder de sustentabilidade, e por ser uma cidade voltada para a inovação, as startups encontraram na capital um ambiente familiar.

Um fator que auxiliou não só o desenvolvimento da cidade, mas em intensificar a inovação como principal ponto de partida, foram os líderes a frente de sua gestão. Mesmo com a troca de gestão nas eleições, todos que estiveram no cargo procuraram sempre solucionar as dores da sociedade e trazer a inovação sustentada. 

Como fazer a inovação

É necessário começar pensando na inovação em pequenos atos. Não se desespere achando que precisará inventar a viagem no tempo, ou que vai ser patrono de um combustível mais econômico e rentável. Inove a maneira com que você trabalha, como você se comunica com o próximo e como você enxerga as coisas impostas para você.

A inovação deve ser praticada por toda parte e levada para todos que frequentam o seu ambiente de trabalho, contaminando tudo e a todos por onde passar.

Esteja sempre partilhando conhecimentos e estudos para desenvolver seus colaboradores, otimizando a maneira com que trabalham e fazendo com que estejam sempre focados na solução de dilemas.

Adote uma cultura de mudança. Com o pensamento focado, aceitando que tudo futuramente será dentro do universo tecnológico. Busque traçar o seu rumo em direção a práticas inovadoras para contribuir com o crescimento da sociedade. Ser inovador é um hábito a ser construído diariamente, com o entendimento de que a inovação tratará um melhor rendimento profissional e um maior desenvolvimento interpessoal.    

Não perca a oportunidade de fazer a sua ideia acontecer. Ela pode ser o diferencial que a sociedade está precisando.  Entre em contato através do e-mail oi@condorconnect.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você