Condor Connect
Condor Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como buscar investimento?

Como buscar investimento?
Khetlin Andrade
mar. 26 - 4 min de leitura
000

 

Quando chega o momento de investir na empresa para ela crescer e o empreendedor toma a decisão de buscar investimento, é preciso saber o que fazer. A equipe do Projeto Jovem Empresário separou algumas dicas para você.

Investimento é o bem necessário em qualquer negócio. Não só porque traz o crescimento para a empresa, mas também porque significa que o negócio, e o próprio empreendedor, estão avançando mais um estágio no desenvolvimento. O tamanho do degrau deste estágio é proporcional ao tamanho do investimento, mas a decisão do quanto investir nem sempre está na mão do empreendedor, principalmente se o recurso vier de fundos de investimento como ventures de capital privado.

 

No dia 16 de janeiro o Projeto jovem Empresário realizou mais um de seus eventos de Conexão Empreendedora, desta vez com a parceria junto com a Fomento Paraná. A Fomento é um órgão do governo do estado do Paraná destinado a gerenciar recursos do estado para investimentos em linhas estratégicas de desenvolvimento e foi destinado a todos os empreendedores do ecossistema que estejam buscando investimentos para os seus negócios. Para quem não pode participar, a equipe do PJE um resumo para você.

 

Daquela tradicional forma descontraída e interativa onde se aprende compartilhando, a Fomento Paraná e os empreendedores estiveram discutindo sobre as possibilidades de crédito para novos empreendimentos, onde o assessor de Mercado, Luiz Renato Hauly, apresentou o modelo de financiamento, as linhas de crédito disponíveis e os parceiros que atuam em conjunto para apoiar empreendedores de micro, pequeno e médio porte.

Um dos aspectos discutidos e que foi uma verdadeira aula de economia foram as propostas e políticas do novo governo que favorecerão novos empreendimentos no ano de 2019, tanto do governo do presidente Bolsonaro quanto do governador Ratinho Junior. Esta conversa mostrou um cenário que acena positivamente para um crescimento da economia, com aumento do emprego e renda, e principalmente com o aumento do aporte de investimento para negócios inovadores, startups e scale ups.

Uma coisa que ficou muito clara no evento é que, para buscar investimentos, o empreendedor tem que estar com a empresa muito bem estruturada. Não estamos falando somente do modelo de negócios não, estamos falando de a empresa estar formalizada, organizada, com as contas e registros contábeis em dia, com os fornecedores e parceiros muito bem negociados, tanto para as linhas de crédito quanto principalmente para o capital privado.

 

Quando o empreendedor quer assumir o risco de uma startup e alavancar o seu negócio com um crescimento surpreendente, nestes casos somente os investidores privados é que estão dispostos a assumir este risco junto. Nestes casos, tanto o empreendedor como a empresa precisam estar muito mais preparados, porque o tamanho da cobrança será proporcional ao tamanho do investimento. Para buscar este tipo de investimento, a única coisa que deve estar impedindo o negócio de crescer deve ser APENAS o capital.

 

Buscar de maneira autônoma dentre as diversas modalidades de investimento pode ser uma tarefa árdua que o empreendedor pode fazer sozinho, mas geralmente tanto as linhas de crédito quanto os investidores avaliam a credibilidade do negócio pela equipe de suporte que está apoiando o projeto. Nestes casos, participar de uma aceleradora ou uma scale up é, para muitos investidores, uma prerrogativa necessária para considerar um novo negócio como uma opção de investimento.

 

Uma dica que tem que ficar bem clara para o empreendedor, o investimento é a fase final do estágio de crescimento, ou seja, para conseguir um investimento é preciso preparar toda a empresa primeiro, antes, sem nenhum recurso. Se você está contando com o investimento para organizar a casa depois a sua espera pode ser grande e o seu crescimento pode demorar um pouco mais do que o esperado.

 

Desperte o seu poder empreendedor. A Comunidade Empreendedora tem os melhores mentores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.

Por: Jovem Empresário


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você