Condor Connect
Condor Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Ano novo, vida nova! Não seja ultrapassado e mude de verdade em 2020.

Ano novo, vida nova! Não seja ultrapassado e mude de verdade em 2020.
Ronaldo Cavalheri
jan. 5 - 6 min de leitura
000

Muitas vezes somos apenas expectadores das mudanças do mundo. Muita coisa vem mudando no mercado de trabalho e não percebemos que essa transformação vai nos impactar diretamente. Confira essa reflexão!

Muitas vezes enxergamos a necessidade das outras pessoas de se adaptarem aos novos comportamentos desse mercado, mas e você? Você está pronto para encarar os novos desafios e desenvolver um perfil profissional de sucesso?

Se o mundo muda, você também precisa mudar. O que você fez no passado, pode não mais funcionar e também não é mais suficiente. Já foi o tempo em que fazer uma faculdade era sinônimo de emprego garantido e ter uma pós-graduação lhe dava o título de profissional diferenciado. Hoje isso não quer dizer mais nada. Aliás a formação tradicional não consegue acompanhar o ritmo das mudanças. O ensino em geral está ultrapassado. E você? Também está ultrapassado?

Sempre é tempo de correr atrás do prejuízo e criar atitudes vencedoras. Aproveite o começo do ano, que é o momento de renovação de metas, saia da poltrona de expectador e assuma a responsabilidade de se renovar de verdade. Veja aqui alguns pontos para você estar atento e se preparar para que esse seja um ano de prosperidade.

1 - Lifelong Learning - Você será um eterno aprendiz. Isso mesmo, você não pode parar de estudar nunca mais. As inovações que surgem a todo momento trazem essa necessidade de buscar novos conhecimentos e estar alinhado aos novos comportamentos do mercado. A tecnologia mudou a maneira das pessoas se relacionarem e fazerem negócios. E você precisa aprender e reaprender muita coisa para não ficar de fora do mercado. E aqui entram novos modelos de aprendizagem mais ágeis e efetivos que o ensino tradicional. Como estão seus planos de estudos para 2020? Se não tem, trate de estabelecer agora!

2 - Profissional Híbrido – Você é médico ou designer? Que legal, mas o que mais você é? Uma formação técnica específica é pouco para atender os quesitos de mercado. E não estou falando apenas de ser um profissional multifuncional, vai muito além disso, é ter uma visão muito mais abrangente para entender as oportunidades que surgem e estar preparado para elas. Aqui vale a máxima - Skills, not degrees - que virou o mantra das grandes empresas disruptivas. Não importa mais só o seu diploma, mas sim as suas habilidades. Quais são as suas habilidades de maior destaque? Quais precisam ser desenvolvidas para que você tenha mais êxito no seu dia a dia?

3 - Soft Skills – Essas são as habilidades comportamentais e essenciais para qualquer profissional. Ninguém trabalha sozinho. Criamos soluções para as pessoas e estamos rodeados por elas, logo precisamos nos desenvolver nessa linha e trabalhar melhor a nossa comunicação, exercer a nossa criatividade, achar diferentes formas para resolver problemas e gerir conflitos. E claro, saber trabalhar em equipe, ter um bom relacionamento interpessoal e inteligência emocional entre muitas outras habilidades como resiliência, flexibilidade e adaptabilidade. Você tem domínio sobre as suas habilidades comportamentais? Como você pode se desafiar para que elas sejam potencializadas em 2020?

4 - Tecnologia – Mas eu não sou da área de tecnologia, por que eu tenho que saber sobre isso? A tecnologia faz parte do nosso dia a dia e a sua profissão se ainda não foi, certamente será impactada por ela. Muitas funções serão substituídas por robôs e outras novas irão surgir. Você precisa estar atento ao que já existe e como essas inovações podem ajudar no seu dia a dia profissional. Não podemos ser ignorantes quando o assunto é tecnologia. Talvez você ainda não se deu conta que termos como inteligência artificial, internet das coisas, impressão 3D, big data, entre outros já fazem parte da sua vida. E você precisa se apropriar disso. Você não precisa ser um expert, mas você tem algum conhecimento sobre essas tecnologias? Pesquise para saber quais já são aplicadas na sua área e que podem impactar no seu trabalho.

5 – Universo Online – Vivemos em um mundo conectado. A internet mudou o rumo da civilização e hoje somos seres digitais. Diariamente somos impactados por um volume absurdo de informações que estão acessíveis na palma das nossas mãos. Vendemos e compramos pela internet, acessamos o nosso banco e temos aplicativos dos mais diversos para facilitar o nosso dia a dia. A maioria das pessoas utilizam redes sociais e essas viraram ferramentas de trabalho. E como é o seu comportamento na grande rede? Você domina e utiliza as redes sociais a seu favor?

6 - Atitude Empreendora – Você se considera um empreendedor? Não? Mas deveria. As pessoas muitas vezes são equivocadas e acham que empreendedor é aquele que abre a sua empresa, leve engano. Empreendedor é aquele que tem visão para enxergar oportunidades e atitude para fazer acontecer. O mundo a cada dia precisa mais desse perfil, tanto aqueles que criam suas próprias soluções como aqueles que contribuem dentro de uma empresa. Em 2020 como você pode desenvolver essa visão empreendedora? Estabeleça uma meta para ser mais ativo e ajudar a trazer soluções para o mundo.

Sim, temos muito a fazer. Pode parecer assustador não estar alinhado a esses movimentos. Pode começar a ficar preocupado se você não está se preparando para isso. Aliás muito preocupado, pois é um caminho sem volta e que vai exigir essa adaptação das pessoas. Sai na frente quem não está parado. Mas saiba que tudo começa pequeno, com um primeiro passo.

Basta começar. Ano novo, vida nova!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você