Condor Connect
Condor Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
ND MaisVOLTAR

A busca por tecnologia fez do desenvolvedor um profissional escasso

A busca por tecnologia fez do desenvolvedor um profissional escasso
Condor Connect
set. 17 - 5 min de leitura
000

Descubra por onde anda este profissional cada dia mais requisitado pelo mercado

 

Porque o desenvolvedor sumiu do mapa

Calma, muita calma nessa hora. O desenvolvedor não sumiu do mapa. Ele apenas não está mais no mercado procurando emprego, e as vagas continuam em aberto.

Isto contrariou as tendências das demais profissões no mercado. Segundo o site Quero Bolsa, no período de pandemia mais de 50% das carreiras de ensino superior fecharam oportunidades.

Mas porque a procura pelos desenvolvedores ficou em alta? O mercado continua aquecido para a posição porque muitos negócios, que trabalhavam no mercado tradicional, se viram obrigados a digitalizar muitas de suas operações. Um grande exemplo disso é o e-commerce.

O crescimento da busca por soluções em inteligência artificial, Big Data e Machine Learning contribuíram também significativamente para o crescimento da demanda por estes profissionais e, consequentemente, a mão de obra altamente qualificada começou a ficar escassa no mercado.

Com esta crescente procura, as empresas passaram a oferecer salários maiores para conseguir atrair os profissionais. Mas isto não foi suficiente.

Com a possibilidade de trabalho remoto e com a crescente oferta de serviços rápidos, boa parte dos profissionais desenvolvedores tem a possibilidade de trabalhar menos tempo e ganhar mais com serviços free lance.

A contratação de serviços de desenvolvedores por Jobs virou uma relação de trabalho tão interessante que fez o profissional parar de buscar emprego.

Mas onde encontrar um desenvolvedor então

Não se preocupe. Eles estão no universo digital. Com esta crescente demanda por trabalho remoto, as plataformas digitais são o principal mecanismo de encontrar trabalhadores remotamente.

Essas plataformas conectam empresas ou pessoas físicas aos melhores profissionais de desenvolvimento de software do mercado, com foco em trabalho remoto. Não são sites de vagas de empregos, nem empresas de desenvolvimento de software.

Essas plataformas online contêm centenas de profissionais que podem ser selecionados de acordo com a busca para o desenvolvimento de projetos ou de produtos digitais específicos. Ainda, é possível montar equipes de alta performance ou realizar a contratação de profissionais específicos.

Graças a estas plataformas está sendo possível contratações de profissionais de alto nível em poucas horas. Isto tem trazido muita agilidade em processos de contratação, além de que as plataformas oferecem confiabilidade para o pagamento dos serviços.

Diferente de uma empresa de desenvolvimento de software, ou software house, as plataformas de busca de profissionais não gerenciam o seu projeto, portanto, é preciso ter alguém com alguma experiência nisso, ou contratar um profissional free lance para gerenciar todo o projeto.

Agora, antes de sair contratando os seus profissionais, é preciso saber muito bem o que você quer desenvolver. Ter o seu objetivo bem claro e o fluxo do que você precisa bem delineado é a primeira etapa para o sucesso do seu projeto.

Essa tendência veio para ficar?

A contratação de empresas para o desenvolvimento de projetos de software, em sua maioria, gera falhas e péssimas experiências. Primeiro porque o contratante não sabe passar toda a especificação que precisa, segundo porque existe muito problema ainda em gestão de equipes.

Se por um lado a contratação externa é cara, por outro lado internalizar a equipe de desenvolvedores é muitas vezes inviável. Para Leandro Oliveira, fundador da Vibbra!, uma plataforma catarinense que conecta os profissionais de desenvolvimento de software com o mercado, essa mudança veio para ficar.

“Fazer o mesmo sempre só te levará ao mesmo resultado e o ser humano não é feito para ser passivo. Isso nos leva a um ímpeto natural por buscar inovar e gerar formas mais inteligentes de se viver.”

Mesmo facilitando a vida de desenvolvedores, existem ainda alguns hábitos e paradigmas para serem trabalhados. É preciso mudar o jeito antigo de trabalho que muitas empresas estão acostumadas a fazer por décadas.

O papel das lideranças é fundamental para que essas evoluções ocorram de forma mais ágil. A resistência para o novo até pode ser algo natural, mas não pode ser um impedimento para o crescimento dos negócios, vetando inovações antes mesmo de prová-las.

“Acredito que no meio de contratação de talentos de software temos muito desse contexto no mercado.”

Encontre as principais novidades do ecossistema empreendedor de Santa Catarina aqui na ND+. Faz parte do ecossistema? Tem vontade de fazer a sua startup acontecer?  Entre em contato através do e-mail connect@condor.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.

Participe do grupo ND Mais e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você