Condor Connect
Condor Connect
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Os desafios da inovação dentro das grandes empresas

Os desafios da inovação dentro das grandes empresas
Kauana Yrina
jul. 14 - 2 min de leitura
000

O universo das startups já é conhecido no mercado das grandes empresas, mas poucas pessoas sabem realmente como é a fundo o dia a dia da inovação e da transformação digital, e ao contrário do que se imagina, quanto maior é a empresa, maior é a dificuldade de fazer a inovação acontecer.

Mas porque sentimos estas dificuldades em inovar?

Primeiramente, porque cada sucesso na inovação está acompanhado de outros inúmeros fracassos;

Segundo. A inovação demanda muito mais do que esforço, energia e capital humano, demanda tempo e demanda investimentos.

E como isto impacta nas grandes empresas?

Para inovar é preciso fracassar, e nas grandes empresas existe uma necessidade de soluções assertivas e em grande escala já de primeira mão. Então, para uma grande empresa inovar, a primeira coisa que ela precisa fazer é não gerar expectativas operacionais logo com o primeiro protótipo. E esta mudança de mindset é muito importante para o sucesso do processo de inovação.

Para que a solução das startups funcione nas grandes empresas é preciso dar a chance para a solução da startup experimentar, testar e modificar. Este é o funcionamento básico do processo de inovação.

Para inovar é preciso ter paciência, porque do fracasso ao sucesso, algumas tarefas precisarão ser repetidas e, infelizmente, algum tempo será perdido. Não existe ferramenta ou metodologia de inovação que crie um processo perfeito, existem aquelas que diminuem o tempo entre o fracasso e o sucesso, e a empresa precisa se manter paciente durante este processo. Como o próprio nome diz, inovação é algo que ainda não foi feito.

Para inovar é preciso investir, mesmo que as soluções das startups sejam baseadas no menor custo possível, esta solução demandará recursos para ser executada, e estes recursos precisam de investimento. Este investimento pode ser tempo, equipamentos ou até capital. Já escutou aquela expressão: “Não existe almoço grátis”, pois é, não existe também solução inovadora grátis. Mas com as parcerias com o ecossistema, existe como viabilizar estas soluções inovadoras com menor investimento possível, mas este é um investimento de longo prazo. Se investe hoje para gerar a inovação que vai te dar retorno no futuro.

Não se faz inovação sem inovar na maneira como gerimos e pensamos a inovação dentro dos nossos negócios.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você